Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Vômito no pulmão

Vômito no pulmão

Saiba neste artigo as causas, sintomas e tratamentos Pneumonia Aspirativa ou vômito no pulmão, como denominada popularmente. Tudo relacionado ao assunto você acompanha no decorrer desta matéria.

     

A demanda de enfermidades que podem acometer o organismo ao longo da vida são muitas, onde elas variam entre complicações leves, moderadas e graves. Um dos transtornos que se fazem preocupantes em relação a saúde, é a pneumonia aspirativa ou vômito no pulmão, pois se manifesta com mais relevância em bebês, idosos, pacientes que respiram com ajuda de aparelhos e aqueles que estão em coma.

O organismo dos indivíduos que são acometidos por essa enfermidade, sofrem consequências complicadíssimas, ocasionando muitos prejuízos e danos a estrutura corporal interna, porque essa doença se manifesta através de alterações da deglutição, ou seja, da entrada de líquidos ou objetos contaminados no pulmão, vindos da boca ou estômago.

A grande causa desse distúrbio é a  falha nos mecanismos de defesa que protegem os pulmões como o reflexo da glote, local que funciona como uma fenda que se fecha ao nível das cordas vocais para que nenhum líquido ou outra substância atinja os pulmões.

Vômito no pulmão

Representação de um pulmão.
(Foto: Reprodução)

Os sintomas apresentados pelas pessoas que estão com pneumonia aspirativa são:

  • Cansaço;
  • Tosse com a presença de catarro;
  • Sensação de falta de ar constante;
  • Febre acima de 38 °C;
  • Engasgamento;
  • Vômitos;
  • Diminuição de apetite;
  • Choro intensivo (em caso de bebês);
  • Confusão mental;
  • Diminuição da força muscular;

Ajuda médica

Assim que os sintomas começarem a se manifestar, a ajuda médica deverá ser procurada. Quanto antes isso for realizado, menos danos a pneumonia aspirativa irá provocar no organismo do enfermo.

Diagnóstico

Exames laboratoriais juntamente com a análise médica e a radiografia do tórax, são os meios mais utilizados pelos médicos para diagnosticar essa doença e o seu grau de complicação.

Tratamento

O tratamento do paciente irá variar de acordo com a análise médica, podendo se dar com o uso de remédios, fisioterapias e o internamento, em caso de bebês e idosos. O agente causador da pneumonia aspirativa deverá ser eliminado durante a fase de tratamento, para que posteriormente esse transtorno não volte a se manifestar.

Aviso!

As informações contidas nesse texto se fazem de inteiro uso de pesquisas relacionadas ao assunto. Caso necessite de mais dados sobre a pneumonia aspirativa, procure orientação médica especializada.

Saiba Mais:


Quer comentar ?