Fiapo de Jaca » Novidades » Práticas que o tornam mais sustentável

Práticas que o tornam mais sustentável

Aprenda nessa matéria a ser uma pessoa com relações consumistas mais sustentáveis, auxiliando assim na contenção da degradação do meio ambiente.

     

Ao acompanhar os noticiários na televisão, na rádio, jornais, revistas e também pela internet, podemos perceber que as ações humanas estão promovendo sérios danos a todo o ecossistema, fazendo com que seu equilíbrio seja perdido e por consequência, venham sérios prejuízos.

Uma das principais razões resultantes na degradação do meio ambiente é o consumismo exacerbado, ele produz uma maior facilidade para a vida dos seus adeptos, que conseguem tudo em mãos sem muitos esforços, fazendo de algumas práticas tidas como insignificantes um grande mal global.

Pesquisas recentes mostram que cada brasileiro produz em média 379 quilos de lixo por ano, valor que se for multiplicado pela quantidade de habitantes do país equivale a quase 80 milhões de toneladas. Agora, imagina se esse número for calculado em relação a população mundial? Se tratam de dados gigantescos!

Práticas que o tornam mais sustentável

Mãos segurando um mundo mais sustentável.
(Foto: Reprodução)

Devido a essas e outras informações, indivíduos de vários Estados vem dinamizando melhores relações de consumo em seu dia a dia, o que produz a criação de práticas sustentáveis individuais que diminuem consideravelmente os valores descritos acima. Entre as atividades abordadas por eles, podemos citar:

Usar bolsas, caixas de papelão ou sacolas recicláveis para levar as compras do mercado ou de outros pontos do comércio para o destino desejado;

Levar consigo garrafinhas de água, copos, pratos e talheres próprios para diminuir o uso desses produtos disponíveis no mercado, a maioria deles são de plástico e poluem o meio ambiente;

Fazer compras em feiras ao ar livre, além dos produtos naturais mais saudáveis, evitará embalagens que ao serem descartadas também poluem ecossistema;

Levar lenços de tecido para restaurantes e lanchonetes, ao invés de usar guardanapos;

Produzir produtos de beleza e limpeza em casa, para diminuir a compra de mercadorias com agentes químicos;

Não jogar comida fora e reaproveitar tudo o que pode, nem que seja encaminhando para outras pessoas.

Que tal entrar nessa onda e fazer a sua parte? Além de não perder nada com isso, ainda terá uma maior qualidade de vida, evitando a extinção de espécies, o aquecimento global e outros problemas constatados em meio a biodiversidade!

Saiba Mais:


Quer comentar ?