Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Doença que atinge o sistema circulatório

Doença que atinge o sistema circulatório

Para mais informações sobre doenças que podem atingir nosso sistema circulatório, acompanhe este artigo e fique por dentro dos tópicos referentes ao assunto.

     

Sistema circulatório

Também chamado de sistema cardiovascular, esse mesmo tem função de permitir o transporte do sangue e a distribuição de nutrientes, hormônio e gás oxigênio para as células presentes em nossos órgãos. Também tem função de transportar resíduos do metabolismo.

Aproximadamente, o coração de uma pessoa tenha o tamanho exato de sua mão fechada. Ele é responsável pela bombeação presente no sangue que decorre todas as nossas veias. Estima-se que uma pessoa adulta obtenha um coração que pese cerca de 300 gramas.

Todo o funcionamento do sistema requer o auxílio dos outros. Nada será possível sem a junção presente no corpo que dá-se por artérias, veias, coração, sangue, etc. Para que não ocorra nenhum problema em sua saúde, tenha cuidados, principalmente no que diz respeito a alimentação.

Doenças do sistema circulatório

O sistema circulatório é responsável pela bombeação de sangue ao nosso corpo!

Sistema circulatório (foto: reprodução)

Conheça agora as principais doenças cardiovasculares que podem até levar a morte.

  • Hipertensão arterial;
  • Aterosclorose;
  • Aneurisma;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Varizes;

Todas as doenças do sistema circulatório são aquelas que atacam principalmente o coração, os vasos sanguíneos, as artérias, as veias e os vasos capilares. Portanto, todo o seu corpo pode ser afetado, considerando que temos veias por toda área corporal.

O infarto, arritmias cardíacas, isquemias e anginas fazem parte também dessas doenças. Para entender um pouquinho melhor, saibamos que o corpo é uma máquina. Para funcionar ele necessita de oxigênio e do sangue presente em toda a área corporal que sai diretamente do coração.

Depois disso, começa um processo de transportação pelas veias e por fim retorna ao coração para reabastecer seus limites de oxigênio. Quando as artérias são fechadas, por qualquer motivo que seja, o paciente então sofre o que chamamos de infarto. Em poucas palavras, sabemos que tudo depende do oxigênio e do sangue.

Prevenção!!

Para se prevenir, você pode simplesmente adaptar hábitos saudáveis a sua vida. Bem como praticar exercício físico regularmente, evitar os extremos em temperos na comida caseira, evitar o sal, evitar o fumo constante, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e controlar as infecções que porventura surgirem em seu corpo.

Saiba Mais:


Quer comentar ?