Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Série adequada de alongamento para corrida na areia

Série adequada de alongamento para corrida na areia

Compreenda nessa matéria porque o alongamento para quem pratica exercícios físicos é tão importante, principalmente para os adeptos das corridas na areia.

     

O alongamento é considerado uma das modalidades mais importantes de exercícios, sendo dinamizado na maioria dos casos para proporcionar a melhoria da flexibilidade corporal e a prevenção da manifestação de lesões musculares.

A sua execução no pré e pós-treino vem levantando muitas controvérsias e por essa razão diversas pessoas realizam os seus movimentos de maneira inadequada. A manipulação desse aquecimento se faz ainda mais confusa para os desportistas de areia, o impacto da atividade é superior aos adeptos ao asfalto, gramas e esteiras.

Se você faz parte dessa classe e se encontra com as mesmas dúvidas, acompanhe as questões abaixo e veja o que realmente deve ser feito para que nenhum trauma seja ocasionado ao corpo, deixando-o propício para a corrida.

O pré-alongamento deve ser feito pelos corredores de areia?

Não. O mais correto nesses casos é começar com uma caminhada, depois iniciar uma corridinha com ritmo leve e após alguns minutos ir aumentando a intensidade do exercício. Esse aquecimento é mais vantajoso que o alongamento em si.

E o pós-alongamento?

Sim, esse é bastante indicado, ajuda a musculatura a relaxar, principalmente os membros inferiores. É importante ressaltar que o desportista deverá deixar o organismo esfriar, para depois alongar. Esse processo funciona com a diminuição gradativa da intensidade da corrida, que deve ser finalizada com uma caminhada tranquila e leve.

Observação: Não force nenhum dos movimentos e nem deixe que eles durem períodos maiores que 30 segundos.

Qual a sequência adequada?

Série adequada de alongamento para corrida na areia

Homem dinamizando uma série de alongamentos para quem corre na areia.
(Créditos da foto: http://complexo.colegiodelamas.com/)

Benefícios da corrida na areia

» Queima de calorias (perda de peso)
» Elevação da disposição
» Diminuição do estresse
» Contenção da insônia
» Prevenção de doenças
» Fortalecimento da musculatura, dos ossos e das articulações
» Melhora o desempenho físico e o condicionamento cardiorrespiratório

Dicas

» Execute as corridas na areia sempre antes das 10 horas da manhã ou depois das 16 horas da tarde. Passe bastante protetor solar e hidratantes.

» Vista roupas leves e confortáveis.

» Beba bastante água para hidratar o corpo.

» Comece as corridas na areia em um ritmo mais lento, esse tipo de solo exige mais força e habilidade, sendo mais propício para o ocasionamento de lesões.

» Utilize tênis ou calçados específicos para realizar esse exercício, a areia possui elementos que podem vir a causar ferimentos nos pés (como cacos de vidro), a manifestação de frieiras, etc.

» Se a areia entrar no calçado, pare um pouco a corrida para retirá-la, isso evitará o seu atrito com a pele e o aparecimento de assaduras.

Saiba Mais:


Quer comentar ?