Fiapo de Jaca » Novidades » Receita de panetone caseiro para o Natal

Receita de panetone caseiro para o Natal

Aprenda nessa matéria como preparar um delicioso panetone, sobremesa que vem se tornando um dos mais fortes símbolos natalinos.

     

O panetone é uma das guloseimas servidas durante a época de Natal e vem se tornando um dos símbolos culinários dessa comemoração, nesse período ocorre a celebração do nascimento de Jesus Cristo. Sua origem é italiana, mas sua degustação é promovida em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

receita tradicional é produzida com a massa de pão, essência de baunilha e algumas frutas secas ou cristalizadas. Com o intuito de agradar vários tipos de públicos, sua estrutura também vem sendo produzida com recheios de chocolate preto e branco, prestígio, doce de leite, entre outros deliciosos sabores.

O preço varia no mercado de acordo com sua marca, tamanho e gosto, custando entre R$9,00 e R$70,00 reais. Existem empresas e comércios que viabilizam produções para entrega, tendo seu valor estipulado por quilo e pelos ingredientes desejados pelos clientes.

A seguir, veremos uma receita de panetone, criada para quem deseja confeccionar em casa esse magnífico e saboroso pãozinho.

Panetone

Receita de panetone caseiro para o Natal

Panetone tradicional.
(Créditos da foto: http://designinnova.blogspot.com.br/)

Ingredientes

  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 50 gramas de fermento (biológico)
  • 100 gramas de açúcar
  • 100 gramas de manteiga
  • 4 gemas de ovo
  • 125 gramas de frutas cristalizadas
  • 80 gramas de uvas passas
  • Sal a gosto
  • Mel a gosto
  • Baunilha a gosto
  • Água
  • Formas para panetone

Modo de preparo

1° passo: Em um recipiente, coloque a farinha, o fermento e um pouco de água. Misture (amasse) bem até criar uma liga, proporcionando uma aparência esponjosa.

2° passo: Deixe que a massa descanse por aproximadamente 10 minutos.

3° passo: Posteriormente, adicione o açúcar, a manteiga, o ovo, o sal, o mel e a baunilha. Mexa bem até que a mistura esteja macia.

4° passo: As uvas passas e frutas cristalizadas devem ser adicionadas à massa, misturando bem para que todos os ingredientes se envolvam.

5° passo: Cubra o recipiente e deixe que a massa descanse entre 15 e 20 minutos.

6° passo: Assim que a mistura atingir o ponto de crescimento que deseja, separe-a em pedaços, colocando-os nas forminhas de panetone.

7° passo: Adicione pouca quantidade em cada uma das formas e espere o tamanho da massa dobrar.

8° passo: Quando a massa estiver quase no tamanho que almeja, coloque o forno para aquecer.

9° passo: Leve as forminhas para uma assadeira maior e depois ao forno. A temperatura do forno deverá estar entre 180 °C à 220 °C.

10° passo: Assim que a massa começar a dourar, enfie um palitinho em sua estrutura e veja se o panetone já está no ponto.

Observação: Os ingredientes utilizados nessa receita equivalem a produção tradicional desse alimento, podendo sua quantidade ser dobrada ou triplicada. Para quem tem boa imaginação, substituições podem ser realizadas, como a troca das frutas cristalizadas por pedaços de chocolate.

Bom apetite!

Saiba Mais:


Quer comentar ?