Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Doenças que atacam o Sistema Digestório

Doenças que atacam o Sistema Digestório

Saiba neste artigo quais são as principais doenças e distúrbios que atacam o sistema digestivo. Veja como elas costumam se manifestar e confira os métodos utilizados para o tratamento de cada uma delas.

     

O corpo é composto por várias partes inter-fracionadas, que se integram dentro do organismo para a sobrevivência dos seres humanos. Cada um dos seus sistemas possuem as suas próprias funções e características que são responsáveis por uma ou mais atividades, desenvolvidas através de reações químicas e físicas.

O sistema digestivo ou digestório possui uma estruturação bastante complexa e importante para o organismo. É responsável por manter o suprimento de água, nutrientes e eletrólitos no corpo, onde todos devem estar em um fluxo contínuo para o seu bom funcionamento.

É considerado como a porta de entrada de todas as substâncias nutritivas do organismo, sendo capaz de digerir todos os alimentos consumidos pelo seu trato digestivo, através das suas propriedades, processos, reações físicas (como a ação das enzimas para a quebra das moléculas) e químicas (como a mastigação e a deglutição).

Sistema digestivo: função, doenças, sintomas e tratamentos.

Esquematização das estruturas que compõem o sistema digestivo.
(foto: reprodução)

Devido a sensibilidade de todos os componentes do sistema digestivo, a falta de cuidados e aos meus hábitos dos seres humanos, muitas doenças e distúrbios podem acometer essa importante categoria corporal. Os principais transtornos listados nesse processo nas redes de saúde do país são:

Apendicite

Essa enfermidade acontece devido a inflamação do apêndice, órgão que fica preso no início do intestino grosso .

Causas

Os principais fatores que ocasionam essa doença são o bloqueio do apêndice por objetos, fezes ou tumores, proporcionando assim a sua inflamação e em alguns casos, seu rompimento, podendo levar o indivíduo a óbito se o órgão não for removido a tempo do organismo.

Principais sintomas

» Náuseas;
» Vômitos;
» Febre baixa;
» Dor na parte inferior direita do abdômen;
» Calafrios;
» Constipação;
» Tremores;
» Perda de apetite;
» Diarreia;

Tratamento

A única maneira de tratamento para a apendicite é a realização de um processo cirúrgico para a retirada do órgão – que não precisa ser reposto por outro.

Câncer de Cólon

Se trata da formação de tumores que acometem o segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É caracterizado como um dos canceres mais incidentes no mundo, tendo cura e tratamento, na maior parte dos casos, tendo mais chances os enfermos que descobrem e tratam a enfermidade em seu estágio inicial.

Causas

O fator causador dessa doença corresponde a um conjunto de alterações em um grupo de genes de reparo do DNA, pois através desse transtorno o sistema de reparo não é capaz de corrigir alterações no código genético.

Principais sintomas

Essa doença se faz assintomática em seu estágio inicial, mas com o passar do tempo, alguns sintomas podem vir a se manifestar, sendo eles:

» Diarreia;
» Constipações;
» Sangramento nas fezes ou retal;
» Fezes escuras e pastosas;
» Cólicas;
» Gases;
» Dor;
» Fraqueza;
» Fadiga;
» Perda de peso;
» Região anal dolorida;

Tratamento

Os procedimentos utilizados vão variar de acordo com o quadro do paciente, onde todo o câncer deverá ser retirado e procedimentos como radioterapia, quimioterapia e terapias alvo poderão ser realizados.

Pancreatite

Essa enfermidade se trata da inflação do pâncreas, glândula que se localiza atrás do estômago.

Causas

Os fatores que ocasionam a pancreatite variam de acordo com a sua especificidade, podendo ela ser: aguda, crônica, um pseudocisto pancreático ou um abscesso pancreático.

Principais sintomas

» Calafrios;
» Pele fria e úmida;
» Dor abdominal;
» Febre;
» Fezes gordurosas;
» Sudorese;
» Náuseas;
» Icterícia leve;
» Vômitos;
» Fraqueza;
» Perda de peso;

Tratamento

Todo os procedimentos irão variar de acordo com a especificidade da doença, podendo o tratamento se dar pela mudança de hábitos alimentares, uso de medicamentos, terapias e processos cirúrgicos.

Úlcera Péptica

Se trata da erosão de um dos revestimentos do estômago ou do duodeno.

Causas

Devido ao mal funcionamento do revestimento protetor do intestino e do estômago, vários ácidos podem acometer a região, provocando a sua inflamação. Uma das causas mais comuns dessa enfermidade é a aglomeração da bactéria Helicobacter pylori (H.pylori).

Principais sintomas

» Dor abdominal;
» Sensação de vazio;
» Fome sem explicação;
» Náuseas;
» Sensação de inchaço;
» Desconfortos mais intensos durante a noite;

Tratamento

Todo o tratamento da doença se dá com a combinação de medicamentos para conter os sintomas, reduzir os níveis de ácido e eliminar a bactéria do organismo.

Prisão de Ventre

Esse transtorno é caracterizado pelo aparecimento de fezes duras, dificuldades para evacuar e a diminuição da realização desse processo semanalmente (acontecendo menos de 3 vezes).

Causas

Os principais fatores que ocasionam esse distúrbio são o sedentarismo, o pouco consumo de fibras e água, demorar para ir ao banheiro quando sente vontade, estresse, viagens, gravidez, etc.

Principais sintomas

» Dor ao evacuar;
» Fezes duras;
» Aparecimento de sangue nas fezes;
» Dor abdominal;

Tratamento

O tratamento se dá através da mudança dos hábitos de vida do paciente, tanto em relação a sua alimentação quanto as suas atividades diárias. O uso de alguns medicamentos também podem ser ministrados, se o médico achar necessário.

Infecções Intestinais

Correspondem as alterações causadas em toda a estrutura intestinal do corpo.

Causas

Uma das principais razões que deixam o organismo propenso para o aparecimento dessas infecções é o consumo de alimentos estragados, ou contaminados ou mal higienizados que aglomeram micro-organismos como  Salmonella ou E. Coli.

Principais sintomas

» Diarreia;
» Dor de cabeça;
» Dor na região abdominal;
» Desidratação;
» Febre;
» Mal estar;

Tratamento

Após o diagnóstico médico, o tratamento será ministrado de acordo com a gravidade do quadro e as condições físicas do enfermo. Os métodos utilizados podem se dar com a melhora da higienização dos alimentos antes do consumo, mudança de hábitos alimentares e físicos e consumo de medicamentos farmacêuticos e caseiros.

Cálculo Biliar

Essa doença é descrita como os depósitos duros como cristais de rocha que se formam dentro da vesícula biliar, que podem variar de tamanho de acordo com o organismo do enfermo.

Causas

As principais causas dessa enfermidade são os cálculos biliares compostos de colesterol, as pedras feitas de excesso de bilirrubina na bile, a deficiência da vesícula biliar, a diabetes, a cirrose hepática, a perda de peso, transplante de órgão ou medula óssea, entre outras.

Principais sintomas

Os sintomas só costumam se manifestar quando uma pedra grande bloqueia o duto cístico ou o duto de bile comum.

» Cólicas;
» Dor nas costas;
» Icterícia;
» Febre;
» Inchaço abdominal;
» Vômitos;
» Náuseas;
» Alteração na tonalidade das fezes;
» Desconfortos com mais intensidade após as refeições;

Tratamento

Dependo do quadro diagnosticado e as condições do paciente, o tratamento médico poderá se dar com o uso de medicamentos, a realização de procedimentos cirúrgicos e litotripsia extracorpórea por ondas de choque.

Faringite

Se trata de uma doença que acomete a faringe, causando várias alterações.

Causas

As principais causas dessa doença são a aglomeração e a infecção provocadas por vírus e bactérias na faringe. Alergias, DST’s, distensão nos músculos da garganta, tumores e alguns outros fatores também costumam estar ligados ao aparecimento dessa doença.

Principais sintomas

» Garganta seca;
» Dificuldade para falar e engolir;
» Rouquidão;
» Dor de ouvido;
» Febre;
» Dificuldade para respirar;
» Dor intensa na garganta;
» Nódulos no pescoço;
» Coceira;

Tratamento

Para tratar essa enfermidade, o uso de medicamentos e as mudanças de hábitos se fazem altamente necessárias, como o abandono do cigarro e a exposição aos fatores que deixam o organismo propenso para a piora da doença.

Diarreia

Se trata do aparecimento de fezes líquidas e sem controle por mais de uma semana.

Causas

A gastroenterite viral, o vírus intestinal, a intoxicação alimentar e o uso demasiado de medicamentos são as principais causas desse distúrbio.

Principais sintomas

» Descontrole intestinal;
» Persistência nas fezes líquidas por até 4 semanas;
» Mal cheiro das fezes;
» Gases;

Tratamento

O uso de alguns medicamentos e a mudança da dieta alimentar são as únicas formas de tratar esse transtorno.

Gastrite

Essa doença é caracterizada pelo inchaço ou inflamação do revestimento do estômago, podendo ela durar por muito ou pouco tempo, de acordo com as condições físicas e hábitos do indivíduo.

Causas

Os fatores que deixam o organismo propenso para o aparecimento dessa enfermidade são o alto consumo de bebidas alcoólicas, estresse, uso de drogas, refluxo de bile, infecção causada pela bactéria Helicobacter pylori e o uso demasiado de medicamentos.

Principais sintomas

» Náuseas;
» Vômitos;
» Perda de apetite;
» Azia;
» Queimação no estômago;
» Dor abdominal;
» Fezes escuras;
» Vômitos com sangue ou com cor marrom;

Tratamento

Os métodos necessários para a contenção da doença podem se dar com a mudança dos hábitos alimentares e físicos e, uso de medicamentos.

Enfermidades menos comuns

» Abscesso anorretal;
» Acalasia;
» Bezoar;
» Borborigmo;
» Cirrose hepática;
» Colangite;
» Colecistite;
» Coledococele;
» Colelitíase;
» Colestase neonatal;
» Colite pseudomembranosa;
» Colite ulcerosa;
» Disbiose;
» Doença celíaca;
» Doença de Crohn;
» Doença de refluxo gastroesofágico;
» Doença de Whipple;
» Duodenite;
» Enterite;
» Epiglotite;
» Esofagite;
» Esofagite eosinofílica;
» Esôfago de Barrett;
» Gastroduodenite;
» Gastroenterite;
» Gastroparesia;
» Hepatocarcinoma;
» Hérnia diafragmática;
» Íleo paralítico;
» Intussuscepção;
» Lesão de Dieulafoy;
» Parasita intestinal;
» Porfiria;
» Obstipação;
» Prolapso retal;
» Síndrome de Alagille;
» Síndrome de Boerhaave;
» Síndrome de Budd-Chiari;
» Síndrome hepatorrenal;
» Síndrome de Mirizzi;
» Síndrome pós-colecistectomia;
» Síndrome de Reye;
» Síndrome de Zollinger-Ellison;
» Tonsilite;
» Vôlvulo;

Saiba Mais:


Quer comentar ?