Fiapo de Jaca » Novidades » Alimentos que não podem faltar no seu verão

Alimentos que não podem faltar no seu verão

O verão está se aproximando e as opções de alimentação se diferenciam um pouco nessa época, isso porque a estação exige mais cuidados com a saúde. Acompanhe o post e veja dicas sobre o assunto!

     

O verão corresponde a uma das estações do ano em que as temperaturas se encontram mais elevadas em quase todas as partes do mundo e, por essa razão, algumas mudanças na alimentação devem ser articuladas para que seja proporcionada uma maior hidratação ao organismo, além dos níveis de nutrientes essenciais para o bom funcionamento de toda a estrutura corporal.

Especialistas ressaltam que nessa época do ano é relevante que as pessoas manifestem mais cuidados com a saúde interna e externa do corpo, tanto para a prevenção de doenças, quanto para promover uma melhora na estética física, já que as piscinas, praias, cachoeiras e outros demais pontos turísticos se tornam os principais centros de visitação.

Aderir a essa prática gera grandes benefícios ao indivíduo, que além de entrar em forma ainda consegue levar uma vida muito mais saudável, alegre e com a autoestima lá em cima! Por essas e outras razões, é essencial estabelecer uma alimentação balanceada, evitando exageros e maus hábitos.

Confira a seguir dicas de como comer bem, mas de maneira correta e aproveite todo o clima de descontração que o verão tem a oferecer!

» Abacaxi: possui poucas calorias, é uma fruta rica em água, vitamina C, bromelina, ácido málico e propriedades antioxidantes. Além de hidratar o organismo, ainda ajuda na digestão e a regular o funcionamento do intestino.

» Água de coco e sucos naturais: ambas bebidas são ricas em minerais e vitaminas, conseguem proporcionar ao organismo excelentes quantidades de nutrientes e uma super hidratação.

Alimentos que não podem faltar no seu verão

Salmão grelhado com salada, excelente pedida de refeição para o verão!
(Foto: Reprodução)

» Aveia: alimento com alto teor de fibras. Promove ao corpo mais saciedade e ajuda a controlar a glicemia e o colesterol ruim.

» Castanha-do-pará: rica em selênio, componente que promove ação antioxidante, combatendo os radicais livres.

» Cereais: esses compostos são ricos em fibras e magnésio, proporcionam ao corpo o controle do colesterol e da glicemia, regulam a flora intestinal e dão mais saciedade.

» Chá verde: possuem antioxidantes, catequinas e teínas em sua composição, protegendo o corpo contra os radicais livres, acelerando o funcionamento do metabolismo e dando mais energia ao indivíduo.

» Linhaça: rica em ômega 3 e ligninas, substâncias que melhoram a circulação sanguínea e diminuem os níveis de colesterol ruim.

» Maçã: fruta repleta de polifenóis, que ajudam a controlar a pressão arterial, além de dar mais energia e disposição.

» Melancia: composta por altos níveis de água, vitamina A, C e do complexo B, cálcio, fósforo e ferro. Suas propriedades produzem a hidratação do organismo, manutenção da saúde ocular e da pele, melhora as funções cognitivas, fortalece os ossos e ajuda a prevenir infecções.

» Peixes: animais ricos em ômega 3, proteínas e cálcio, ajudando a reduzir o colesterol e a fortificar os ossos, dando mais facilidade para a obtenção do aumento de massa magra e definição muscular;

» Tomate: possui alto teor de licopeno, sendo rico em vitamina A, C e do complexo B, ferro, fósforo e antioxidantes, compostos que propiciam o combate dos radicais livres, auxilia na cicatrização de ferimentos, na regulação do sistema digestivo e nervoso, proporcionando ainda uma excelente saúde ocular e fortalecimento dos ossos.

Dicas

» Mantenha sempre uma alimentação fracionada, se alimentando a cada três horas, evitando pular refeições e longos períodos em jejum.

» Aumente o consumo de água durante todo o verão, principalmente enquanto estiver realizando exercícios físicos, já que nessa época o corpo perde líquido com mais facilidade, dando mais chances para a manifestação de um quadro de desidratação e retenção de líquido.

» Opte sempre por fazer refeições leves, evitando carboidratos, gorduras, açúcares e alimentos industrializados, principalmente durante a noite. Saladas e sanduíches naturais são excelentes pedidas nesse horário.

Saiba Mais:


Quer comentar ?