Fiapo de Jaca » Novidades » Como controlar as finanças domésticas

Como controlar as finanças domésticas

Ter o controle sobre os seus gastos é sempre importante para saber como andam as suas finanças. Confira neste artigo algumas dicas que irão te ajudar bastante a realizar esse processo.

     

Para conseguir viver bem e dentro do orçamento, economistas indicam que um controle das finanças seja realizado mensalmente, pois tendo esse balanço, todos os integrantes da moradia saberá o que poderá gastar ou não e como irá poupar o que lhe resta, caso desejar.

As planilhas orçamentárias são boas companheiras nesse processo, pois proporciona equilíbrio e controle devido as anotações que são feitas para ajudar os indivíduos a se controlarem, pagar todas as contas e investir seu dinheiro restante.

Existem vários profissionais no mercado que ajudam famílias a realizar esse controle, mas esse processo pode ser realizado apenas com algumas dicas infalíveis que veremos abaixo.

Observação: é importante lembrar que o controle das finanças só será possível se todos dispuserem a entrar na linha.

» Separe um caderno ou crie uma planilha mensal no Excel;

Dicas financeiras

Métodos utilizados para controlar o orçamento doméstico.
(Foto: Reprodução)

» Relacione todos os gastos fixos mensalmente em suas anotações. Caso as contas não possuem valores exatos, coloque uma estimativa do preço;

» Em relação aos cartões de crédito, opte sempre por pagar a fatura completa, pois quanto mais tempo o valor mínimo é pago, mais juros você irá custear;

» Com o 13° salário, procure quitar as dívidas para que o salário mensal fique mais livre;

» Faça um balanço de quanto gasta mensalmente com produtos pessoais, laser, etc;

» Após anotar todos os gastos, faça uma somatória e veja se o valor das contas está ultrapassando mais de 80% do seu rendimento. Caso isso esteja acontecendo, tente reduzir ao máximo as dívidas para sempre ter dinheiro reserva para possíveis eventualidades;

» Tenha cautela em relação ao seu consumismo;

» Pensa duas, três, quatro ou infinitas vezes antes de fazer uma dívida;

» Compre somente o necessário, principalmente se os gastos estiverem demasiados;

» Faça pesquisas de alimentos e outros demais produtos que costuma consumir mensalmente. Isso poderá reduzir os custos;

» Evite todo e qualquer tipo de desperdício;

» Tenha sempre dinheiro reserva para possíveis eventualidades.

Dica

Existem aplicativos em celulares Smatphones que funcionam como uma planilha mensal, muito indicado para quem vai começar a realizar o controle das suas finanças. Para baixá-los, basta entrar em sua central de app e escolher o que mais lhe agrada.

Saiba Mais:


Quer comentar ?