Fiapo de Jaca » Novidades » Aprenda a entender a contagem das notas das escolas de samba

Aprenda a entender a contagem das notas das escolas de samba

Compreenda nessa matéria como funciona o julgamento das escolas de samba de acordo com as notas estipuladas e os quesitos que são avaliados durante os desfiles.

     

O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo promovem um grande suspense ao longo do ano e sempre encantam as avenidas quando o Carnaval chega, fazendo com que milhares de pessoas dediquem um pouco do seu tempo para apreciar as belezas temáticas apresentadas.

Todas as apresentações são incríveis e sempre abordam enredos interessantíssimos, sendo este um dos quesitos utilizados para julgamento dias posteriores ao desfile. Geralmente na terça-feira acontece a apuração das escolas de São Paulo e na quarta-feira de cinzas, as do Rio de Janeiro.

A divulgação dos resultados reúne alguns dos componentes dos grupos nos sambódromos e os demais nas concentrações das escolas, que ficam acompanhando, torcendo e calculando todas as notas, para saber quem será a campeã anual.

Aprenda a entender a contagem das notas das escolas de samba

Mulher fantasiada para desfile.
(Foto: Reprodução)

No total, essa dinamização possui 36 julgadores, onde existem 4 jurados para cada item analisado. Eles visualizam os desfiles em cabines separadas, de maneira isolada, sem o uso de qualquer objeto eletrônico. As notas podem ser dadas entre 9 e 10, de acordo com o regulamento do desfile e, caso a nota máxima não seja articulada, devem descrever por quais razões essa decisão foi tomada.

Observação: Ainda em relação as notas, é importante ressaltar que as mais baixas de todos os quesitos são desconsideradas para julgamento.

Dentre os critérios de avaliação e seus objetos de análise, podemos citar:

→ Alegoria e adereços: criatividade, acabamento, decoração das confecções, elementos cenográficos, carros alegóricos, etc.

→ Bateria: criatividade, versatilidade, samba-enredo, estrutura sonora, instrumentos de sopro, recuos, manutenção e sustentação da cadência.

→ Comissão de frente: criatividade, coordenação, sincronismo, impacto e animação.

→ Enredo: temática do desfile, alegorias, fantasias, criatividade e apresentação.

→ Evolução: criatividade, empolgação, buracos entre as alas, atrasos, progressão da dança, ritmo e bateria.

→ Fantasia: detalhes, criatividade, adequação das vestimentas ao tema, etc.

→ Harmonia: afinação,  consonância do puxador, entrosamento entre canto e ritmo.

→ Mestre-Sala e Porta-Bandeira: adequação da roupa, harmonia, leveza, beleza, bom gosto, simpatia e dança.

→ Samba-enredo: letra, melodia, beleza, harmonia, canto e dança.

Saiba Mais:


Quer comentar ?