Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Procedimento de alistamento militar

Procedimento de alistamento militar

Confira neste artigo todas as informações precisas para aqueles que completam 18 anos e precisam se alistar. Descubra onde ir e o que fazer.

     

Alistamento militar

O alistamento militar é uma obrigação de todos os jovens que completam 18 anos. Eles devem servir uma das Forças Armadas. O período de alistamento ocorre geralmente entre os meses de Janeiro e Junho. As inscrições iniciam precisamente no dia 02 de Janeiro e prolongam ao dia 28 de Junho.

Todos os rapazes que estiverem completando 18 anos no ano de 2014 devem fazer sua inscrição. A multa para quem ultrapassar ou perder o tempo estipulado pelo governo é de R$2,93. Para ser efetuado, você deve seguir até uma unidade onde estejam ocorrendo tais processos.

Poderá pesquisar o endereço da Junta de sua cidade através deste link. O comparecimento deve ser feito com o porte de documentos pessoais como Certidão de Nascimento, um comprovante de residência e uma foto 3×4. Aqueles que não fizeram o alistamento não podem participar de nenhum benefício do governo.

Um exercício de cidadania.

Alistamento Militar (Foto: Reprodução)

Dentre eles estão inclusos seleções públicas, uma vez que para os homens o documento que comprova alistamento é indispensável. A qualquer dúvida, você poderá comparecer ao local indicado. Toda orientação é dada através do órgão das Forças Armadas.

As mulheres são totalmente isentas de fazer tal alistamento, lembrando que esse benefício só é dado enquanto há tempo de paz. O processo é feito sempre nos primeiros seis meses de cada ano, assim que houver completado 18 anos, procure sem demora uma Junta.

A Junta do Serviço Militar é o órgão responsável pelo alistamento em conjunto com a Prefeitura de sua cidade. Tem como finalidade administrar e organizar os jovens que estarão no processo naquele ano. Quem não quiser fazer parte, deve indicar através da “entrevista” durante o alistamento.

As suas demais dúvidas podem ser eliminadas através do site oficial das Forças Armadas.

Saiba Mais:


Quer comentar ?