Como tirar as rachaduras dos pés

Se tem uma coisa completamente desconfortante é sentir o pé áspero, desidratado e com rachaduras. Esses transtornos geralmente são ocasionados devido ao elevado grau de ressecamento e a falta de cuidados manipulados nessa área.

As rachaduras compreendem a estética mais desfavorável nesse caso e costuma acometer a sola dos pés, fazendo com que elas fiquem mais grossas devido o acúmulo excessivo de células mortas e acabem formando uma aparência “trincadinha” no contorno do calcanhar.

Os principais motivos que provocam essa disfunção estética são:

Como tirar as rachaduras dos pés

Pés.
(Foto: Reprodução)

» Andar descalço
» Alterações climáticas
» Micoses
» Diabetes
» Clima muito seco
» Problemas genéticos
» Psoríase
» Agressões químicas
» Doenças cardiovasculares

Em alguns quadros, as fissuras se tornam tão desfavoráveis que podem promover sensações de sensibilidade e dor, além de viabilizar pequenos sangramentos. Por essas e outras razões, é essencial que todas as pessoas (mulheres ou homens de qualquer idade) articulem bons hábitos de tratamento aos seus pés.

O que fazer?

O melhor a se fazer é procurar um bom podólogo ou dermatologista, já que ambos profissionais são especialistas nesse tipo de problema, conseguindo dinamizar um excelente diagnóstico e um tratamento completamente eficaz.

Exitem algumas práticas caseiras que podem auxiliar na contenção dos sintomas e deixar os pés mais macios, como:

» Evitar ficar com os pés sujos, andando descalço, o uso de rasteirinhas e sandálias que deixem a sola dos pés muito a mostra.

» Esfoliar os pés, para ir removendo pouco a pouco as células mortas.

» Beber bastante água e se alimentar corretamente.

» Passar óleo vegetal nas rachaduras.

» Utilizar apoios para calcanhar, para distribuir melhor o peso corporal.

» Lavar os pés antes de dormir, secá-los bem e passar bastante hidratante. Em seguida, colocar meias (de boa qualidade – de algodão de preferência) para que a hidratação seja mais profunda, devendo elas serem retiradas na manhã seguinte.

» Optar por comprar sapatos com solado ortopédico, já que são mais macios e confortáveis, evitando diversos prejuízos para os pés e também para o corpo, principalmente para aqueles que passam longos períodos em pé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.