Como receber um novo colaborador na empresa

Nem sempre a recepção de um novo funcionário é bem realizada dentro de uma empresa, isso porque toda a estrutura do local não está acostumada com modificações ou adicionamento de pessoas na equipe. Isso, por vezes, pode prejudicar o colaborador no desempenho de suas atividades inicialmente e até mesmo a médio ou longo prazo, devido a não integração e entendimento de suas reais funções e tarefas que deverá cumprir.

Quando o funcionário é bem recebido, apresentado a toda equipe e aos ambientes de trabalho, assim como as suas atividades profissionais, o seu rendimento costuma ser mais favorável, não somente para o crescimento da empresa, mas também para a melhoria na execução das suas obrigações.

Sentir um clima bom entre os colegas, ficar confortável, confiante e a vontade, é alguns dos pontos chaves de um melhor aproveitamento profissional para colaboradores iniciantes, isso porque eles devolvem em resultados a receptividade e a harmonia com que foram abrigados em seu novo trabalho.

Dicas de uma boa receptividade

» Escolha um dos integrantes da equipe de funcionários antigos para apresentar todo o ambiente de trabalho, tarefas e funções do novo colaborador;

» Dê dicas de como funciona a interação dos colegas, de como se destacar, do que não é indicado fazer, falando um pouco sobre as normas e a rotina da empresa;

Dicas para recepção de novos colaboradores no trabalho

Funcionários se ajudando.
(Foto: Divulgação)

» Prepare todo o espaço de trabalho do novo funcionário, para que ele tenha tudo o que necessita para executar qualificadamente todas as suas funções;

» Coloque uma pessoa à disposição para dar suporte as dúvidas do novo colaborador, para que ele não fique perdido em relação as suas atividades e como a empresa solicita que elas sejam feitas;

» Sempre que puder, divida seu conhecimento e experiência com o “novato”, sem menosprezar os seus conhecimentos;

» Procure ser didático na apresentação da empresa, das tarefas que deverão ser realizadas e afins, para que o entendimento seja mais fácil e melhor compreendido pelo novo colaborador;

» Pergunte todos os dias (de preferência no final do expediente) ao novo funcionário, o que ele acha do novo cargo, se vem sentindo dificuldades na realização das suas tarefas, entre outros;

» Procure evitar fofoquinhas, evite antipatias, não compartilhar informações, entre outros fatores que possam fazer com que o novo funcionário se sinta excluso;

» Nas primeiras semanas, procure puxar papo, interagir o funcionário com o restante do grupo, chamando para um café ou amoço, fazendo assim com que ele se sinta incluído.

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