Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Verdura que solta o intestino do bebê

Verdura que solta o intestino do bebê

O intestino preso em bebês é uma das principais queixas pediátricas e devido a isso, esse artigo foi criado para que você saiba como prevenir essa patologia controlando apenas a alimentação do seu filho!

     

O aleitamento materno deve ser o componente exclusivo da alimentação dos bebês até que os mesmos completarem seis meses de idade, água filtrada também pode ser dada nesse período, depois desse prazo, o leite deverá ser ministrado até os dois anos de idade como complementação alimentar, onde outros componentes serão inseridos nas refeições das crianças.

Os alimentos utilizados para a iniciação dessa nova dieta nem sempre são tão saudáveis quanto os indicados pelos médicos e, devido a esse fator, as condições genéticas do bebê alguns problemas podem vir a acometer o organismo, como o intestino preso, que causa extremo desconforto.

Alimentos que soltam o intestino dos bebês

Bebê comendo.
(Foto: Divulgação)

Observação: em alguns indivíduos, até mesmo o aleitamento materno pode vir a causar a prisão de ventre/intestino preso, por isso é importante ficar atento às características das fezes do bebê, a frequência e a intensidade com que ela se manifesta.

Os principais sintomas que um bebê apresenta quando são acometidos por esse transtorno são:

» Choro demasiado bebê;
» Não defecar regularmente;
» Aparência de dor ao defecar;
» Presença de poucas fezes, com aparência dura e ressecada;

É considerado normal pelos pediatras que o bebê venha a defecar entre duas à quatro vezes por dia. Quando esse processo se faz por apenas uma vez ou nenhuma, é o primeiro sinal de que a criança está constipada e o momento que a ajuda médica deve ser procurada. As principais causas desse transtorno são a utilização de papinhas industrializadas e as caseiras com condimentos elevados em taxas de açúcares, gorduras, etc.

Alimentação

Assim que o bebê estiver completando seis meses de idade, leve-o à um bom pediatra para que o mesmo ministre uma lista de alimentos, dando dicas de como realizar essa iniciação alimentícia, evitando o aparecimento de gases e prisão de vente, além de proporcionar melhores condições à saúde da criança.

Alimentos indicados para soltar e regular o intestino do bebê

» Vagem;
» Feijão;
» Lentilha;
» Aveia;
» Farelo de trigo;
» Escarola;
» Almeirão;
» Brócolis;
» Couve;
» Quiabo;
» Ameixa preta;
» Mexerica;
» Banana-nanica;
» Mamão;
» Laranja com bagaço;
» Alimentos com altas taxas de fibras;

Alimentos que causam a prisão de ventre

» Batata;
» Mandioquinha;
» Inhame;
» Mandioca;
» Cenoura;
» Maçã;
» Caqui;
» Pera;
» Banana Prata;
» Banana maçã;
» Goiaba;
» Caqui;
» Macarrão;
» Arroz;

Alimentos que causam gases

» Agrião;
» Acelga;
» Cebola;
» Alho;
» Ervilha;
» Feijão;
» Açúcar;
» Lentilha;
» Repolho;
» Batata doce;
» Ovos;
» Beterraba;

Dica

Os bebês precisam de vários nutrientes para manter a saúde em dia, promovendo o melhor para o seu desenvolvimento. Todo e qualquer alimento pode ser ministrado para o seu consumo, desde que a sua quantidade seja dosada corretamente, nada de exageros! Procure sempre variar o cardápio, deixando-o colorido e rico em benefícios.

Atenção

Se você ainda está na fase da amamentação exclusiva e o bebê já vem apresentando irregularidades em suas fezes, consulte um pediatra para que a alimentação seja modificada, pois tudo o que é ingerido em seu organismo é passado para o leite materno.

Saiba Mais:


Quer comentar ?