Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Toxoplasmose tem cura

Toxoplasmose tem cura

A toxoplasmose é uma enfermidade infecciosa que pode se manifestar de uma maneira variável, o que causa ainda mais preocupações para profissionais da área da saúde. Confira neste artigo um resumo completo sobre essa doença. Acompanhe!

     

A toxoplasmose ou doença do gato, como é denominada popularmente, é uma enfermidade infecciosa grave, que pode se manifestar através de diversificados tipos de características.

Sua aparição, se dá através do protozoário Toxoplasma gondii, que pode vir a ser transmitido com menos frequência por seres humanos e pelos animais, sendo que os gatos e as aves são destacados como os principais hospedeiros desse micro-organismo.

As principais pessoas acometidas pela doença são as que se encontram em estado de saúde mais debilitada, com baixa imunidade. As grávidas também são propensas para adquirir essa enfermidade, que pode vir a provocar danos tanto à saúde da mulher, quanto para a do feto, como sua morte, em situações mais graves.

Sintomas

A aparição costuma se manifestar entre a 1° e a 2° semana, após o contato com o parasita. A enfermidade por vir a afetar importantes órgãos, como olhos, fígado, pulmões, coração e o cérebro.

Toxoplasmose: causas, sintomas, cura, tratamento, prevenção e complicações

Criança brincando com gato.
(Foto: Reprodução)

» Dor de cabeça;
» Dor muscular;
» Dor de garganta;
» Confusão;
» Febre;
» Cefaleia;
» Convulsões;
» Retardo mental;
» Problemas de pele;
» Diminuição do ritmo de crescimento;
» Inflamação da retina que provoca visão borrada;
» Linfonodos aumentados na cabeça e no pescoço;

Transmissão

Através do contato com animais hospedeiros do parasita, transfusões de sangue ou transplantes de órgãos, descuido ao manipular caixas de excrementos de gatos e outros animais, transmissão da mãe infectada para o feto, consumo de carnes mal passadas e contaminadas.

Ajuda médica

Assim que os sintomas começarem a se manifestar, a ajuda médica deverá ser procurada, para que um diagnóstico preciso da doença seja feito, isso porque a toxoplasmose é considerada como uma doença grave e quanto antes seu tratamento é ministrado, menos danos são causados ao organismo do enfermo.

Tratamento

O principal método de tratamento utilizado para a contenção da toxoplasmose, é o uso de medicamentos, que incluem drogas antimaláricas e antibióticos. Suas dosagens vão variar de acordo com o diagnóstico médico, o grau da enfermidade e as condições do paciente.

Tem cura?

Nos adultos, quando a doença é tratada de maneira correta, a cura da toxoplasmose é quase 100% garantida, mas em casos de bebês, quase nunca a doença tem cura, isso porque ela degenera seu organismo ainda na gestação.

Complicações possíveis

» Incapacidade permanente;
» Reaparecimento da doença;
» Óbito;

Prevenção

» Lavar bem as mãos quando for manipular alimentos, principalmente as carnes cruas;
» Congelar as carnes por cerca de 2 dias à -20 °C;
» Evitar o consumo de carnes cruas e mal passadas;
» Lavar as mãos sempre que manipular a terra que armazena fezes de animais;
» As grávidas devem evitar ficar próximas a animais e seus habitats;

Aviso

Os dados escritos nesse artigo são de inteiro uso para pesquisas sobre a toxoplasmose. Caso necessite de informações e diagnósticos precisos sobre a enfermidade, procure orientação médica. 

Saiba Mais:


Quer comentar ?