Fiapo de Jaca » Escolar » Tempo de cicatrização de feridas abertas

Tempo de cicatrização de feridas abertas

As cicatrização de uma ferida depende de muitos fatores. Para saber mais sobre esse processo e seu tempo de duração, confira mais sobre o assunto neste artigo.

     

Tempo de cicatrização de feridas abertas

As cicatrizes são parte de nosso corpo, definem muito bem uma pessoa e ainda podem trazer uma “exclusividade” à ela. No processo de cicatrização, várias etapas precisam ser vencidas antes que o machucado tenha deixado de ser completamente ferida. O processo demora alguns dias e finaliza-se com uma “deformação” sobre a ferida.

Existem dois tipos de feridas, essas são as agudas e as crônicas. A diferença entre ambas está na profundidade e na lesão identificada. Quanto mais superficial for, daremos-lhe o nome de aguda, que é o mesmo que simples. Já aquelas que são denominadas crônicas, possuem afundo e um tempo maior.

Estágios da ferida

A ferida passa por quatro estágios, sendo o primeiro deles a exposição. Ela estará aberta e esse tempo será de extrema importância para identificar quanto tempo passará até que a mesma esteja fechada, é muito importante que você entenda os cuidados necessários.

O tempo em que a ferida cicatrizará dependerá da profundidade da mesma e dos cuidados.

Processo de cicatrização (Foto: Reprodução)

O segundo estágio é a inflamação que consequentemente se efetuará. Nessa fase, o ferimento terá uma aparência asquerosa e bem degradada, dependendo da intensidade do machucado, ele poderá ser realmente monstruoso. Com o passar do tempo, essa fase também passará.

Depois disso, nós teremos o tempo do tecido de granulação. Ele é o único responsável pela casca formada sobre o machucado. Essa casca protegerá o mesmo até que a união das partes sejam feitas novamente. Com o tempo essa casca cairá e dará espaço ao formato de uma nova cicatriz.

Quanto tempo?

Estima-se que, exatamente, todo esse procedimento dure em média 10 dias. Mas lembrando sempre que a intensidade da sua ferida é o que realmente determinará quanto tempo levará para ser cicatrizado. Os eventos celulares que ocorrem podem variar de pessoa para pessoa.

Não é necessariamente uma regra que todos nós tenhamos o mesmo tempo de cicatrização. Algumas pessoas tem o “poder” de se regenerar mais rápido, enquanto outras podem ter dificuldades nesse processo. O tempo de cicatrização se define através dos cuidados com a ferida.

Saiba Mais:


Quer comentar ?