Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Sintomas da Cólera

Sintomas da Cólera

Veja nessa matéria quais são os principais sintomas apresentados pela cólera e o que deve ser feito caso eles se manifestem.

     

A cólera é uma das enfermidades transmitidas pelo contato dos indivíduos com a água, alimentos e/ou outros objetos contaminados pela bactéria víbrio colérico ou vibrio cholerae. Especialistas a classificam propriamente como uma doença infectocontagiosa que afeta intensamente o intestino delgado.

Nos tempos em que haviam pouco cuidado em relação ao descarte e tratamento de esgotos, os surtos desse transtorno eram muito elevados e atualmente os locais que não possuem saneamento básico são os mais propícios para o contágio com o parasita.

Além das más condições sanitárias, outros fatores de risco em relação a cólera são a redução ou inexistência de ácido estomacal, consumo de frutos do mar crus ou mal cozidos, exposição aos locais de contaminação, imunidade baixa e pessoas que possuem sangue tipo O.

Causas

Quando a bactéria vibrio colérico entra em contato com o organismo, libera a toxina CTX. Essa propriedade entra em contato com as paredes intestinais e reproduz alterações no fluxo de sódio e cloreto, fazendo com que elevadas quantidades de água sejam eliminadas do corpo. A perda rápida de fluídos geralmente acontece através da diarreia, ação que secreta sais minerais e outros nutrientes essenciais para o bem-estar e vida do paciente.

Sintomas

Sintomas da Cólera

A bactéria Vibrio cholerae é o agente causador da cólera.
(Foto: Reprodução)

A transmissão da doença é viabilizada logo que o agente infeccioso entra em contato com a estrutura corporal, sendo ainda mais rápido quando esse processo acontece pela via oral. Em alguns quadros, sua apresentação é assintomática, mas pode vir a exibir sintomas, como:

» Diarreia;
» Vômitos;
» Náuseas;
» Desidratação;
» Irritabilidade;
» Letargia;
» Cãibras;
» Pele seca;
» Boca seca e sede excessiva;
» Olhos encovados;
» Arritmia cardíaca;
» Pouca produção de urina;
» Queda da pressão arterial;
» Baixa de açúcar no sangue;
» Desequilíbrio eletrolítico.

Ajuda médica

Os sintomas da cólera são muito parecidos com os de outras enfermidades, por isso é importante que os pacientes procurem ajuda médica assim que os primeiros sintomas começarem a surgir. O diagnóstico para a constatação desse distúrbio compreende a efetuação de análises clínicas e testes, como exames fecais.

Tratamento

Os procedimentos ministrados para a contenção dos desconfortos e a eliminação da bactéria são a reidratação do enfermo, uso de antibióticos, antidiarreicos, antiespasmódicos, suplementos de zinco e fluídos intravenosos.

Complicações

Se o tratamento demorar a acontecer ou não for articulado, os sintomas da cólera poderão desgastar demasiadamente o organismo do indivíduo, podendo levá-lo à morte.

Prevenção

As formas mais resultantes de prevenção contra essa doença são:

» Vacinação;
» Manter o organismo sempre bem higienizado;
» Fazer o consumo de água potável, filtrando sempre o líquido antes de beber;
» Evitar a ingestão de alimentos crus e mal passados;
» Limpar bem todos os alimentos antes de consumir;
» Eliminar a mania de ficar levando a mão à boca ou roer unhas;
» Não permanecer em regiões onde não possua saneamento básico;
» Evitar contato com pessoas que estejam com suspeita da doença;
» Lavar as mãos com água e sabão sempre que utilizar o banheiro ou ficar em contato com locais e/ou produtos que possam estar contaminados.

Aviso!

As descrições dessa matéria são recomendadas para pesquisas em relação a doença mencionada. Para obter mais informações, é indicado que seja buscado a orientação de um profissional da área da saúde.

Saiba Mais:


Quer comentar ?