Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Sedentarismo e câncer de mama

Sedentarismo e câncer de mama

Compreenda neste artigo porque a falta de exercícios físicos e a obesidade aumentam as chances de mortalidade para quem tem câncer de mama. Acompanhe esta interessante matéria.

     

Várias pesquisas são realizadas em pacientes que possuem cânceres e os dados afirmam que os indivíduos que são obesos e levam uma vida sedentária, possuem mais chances de não conseguir curar o  tumor e vir a óbito. As pesquisas também revelam que os indivíduos que  aderem esse estilo de vida, não possuem a enfermidade, tem mais chances de adquiri-la do que os demais que são ativos.

Em comparação ao câncer de mama, estima-se que as pessoas que praticam exercícios físicos regularmente, reduzem o risco de contrair a doença em cerca de 25%, ajudando  na recuperação das que estão em tratamento para a cura ou a diminuição dos sintomas desse transtorno.

Câncer de mama x Sedentarismo

Representação do autoexame do câncer de mama.
(Foto: Divulgação)

Um estudo desenvolvido pela equipe do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia (EUA), afirma ainda que ter seios pequenos, bons hábitos de vida, reduzem não somente o risco de contrair o câncer, mas também de outras complicações surgirem durante o tratamento e com a chegada da idade.

Mitos sobre o câncer de mama

Acima, podemos ver que o sedentarismo realmente prejudica os pacientes que possuem o câncer de mama, podendo por vezes ajudar a ocasioná-lo em algumas pessoas, porém, alguns mitos sobre a doença circundam na sociedade, sendo os principais deles:

» A biópsia do câncer de mama pode causar uma metástase;
» Apenas mulheres com histórico de câncer de mama na família podem ter a enfermidade;
» Autoexame dispensa a mamografia;
» Câncer de mama sempre aparece como um caroço;
» Desodorantes e antitranspirantes favorecem o aparecimento do câncer de mama;
» Mulheres com seios pequenos não têm câncer de mama;
» Próteses de silicone atrapalham o diagnóstico do câncer de mama, piorando o tratamento;
» Próteses de silicone favorecem o desenvolvimento do câncer de mama;
» Mulheres com seios pequenos não têm câncer de mama;
» Sutiã apertado pode causar câncer de mama;
» Todo caroço na mama é um câncer;

Dicas

Para prevenir o surgimento do câncer de mama ou para ajudar no tratamento, procure manter sempre uma alimentação equilibrada, comer fracionadamente, mastigar bem os alimentos, beber bastante líquido, praticar atividades físicas regularmente, manter o peso sempre equilibrado, evitar consumir bebidas alcoólicas, entre outros.

Aviso

Todo esse artigo se faz apenas como um informativo. Caso desejar obter mais informações ou precisar de orientações sobre a doença, procure imediatamente um bom médico, se possível um oncologista.

Saiba Mais:


Quer comentar ?