Fiapo de Jaca » Novidades » Saúde Pública: o que podemos fazer para melhorar?

Saúde Pública: o que podemos fazer para melhorar?

A saúde pública vem sendo um motivo de várias discussões devido a calamidade em que se encontra. Confira neste artigo artigo e saiba quais as medidas que vem sendo adotadas para melhorar esse complexo sistema.

     

A saúde pública vem sendo um fator de calamidade no Brasil e no mundo, isso porque basicamente toda a sua estrutura de hospitais estão se degenerando gradativamente, não proporcionando condições propícias para o atendimento dos enfermos, sem mencionar na falta de equipamentos, remédios e profissionais para tratar dos pacientes.

Há muitos anos esse problema vem sendo constatado, mas atualmente a sua calamidade vem se tornando  um modelo alarmante à saúde de milhares de pessoas que necessitam ou optam pelo serviço público em seu atendimento.

A má organização do Governo e o encaminhamento inadequado das verbas destinadas à área da saúde, são os principais fatores que vem ocasionando a piora desse sistema, que proporciona várias complicações na saúde da sociedade, com mais relevância na classe média e baixa, pois os indivíduos não possuem condições de pagarem por serviços privados.

Saúde Pública: o que podemos fazer para melhorar?

Medidas usadas atualmente para melhorar a saúde pública no país.
(foto: divulgação)

Devido a isso, várias manifestações e greves vem sendo realizadas, não somente pela sociedade que se encontra indignada com essa situação, mas também pelos profissionais da saúde que não possuem recursos e condições de atenderem a demanda de pacientes que ficam na fila dos hospitais.

Para tentar suprir a falta de profissionais, principalmente nas áreas mais desassistidas, o Governo realizou no ano de 2013 a importação de médicos estrangeiros como uma saída emergencial de atendimento ao público, mas nem mesmo com essa contratação, a saúde pública teve uma melhora significativa, porém, vem estimulando a descentralização no atendimento do país.

Uma das medidas lançadas e que vem sendo estudadas pela Câmara dos Deputados é a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), projeto que pode ajudar a reestruturar e proporcionar vários benefícios para a CSS (Contribuição Social para a Saúde), isso porque tem como o seu principal objetivo destinar uma maior quantia em verba para o setor da saúde pública no Brasil.

Enquanto nenhuma medida é aprovada e colocada em prática, a população e todos os profissionais da saúde vem entrando em conflitos, debates, consensos e muita espera para o atendimento de todos.

Curiosidade

Pesquisas revelam que o investimento na saúde pública do Governo brasileiro é menos da metade do que o da Argentina, equivalendo a aproximadamente US$ 400 por habitante.

Saiba Mais:


Quer comentar ?