Fiapo de Jaca » Viagens » Quem pode retirar o passaporte na Polícia Federal

Quem pode retirar o passaporte na Polícia Federal

Descubra aqui, quem pode tirar o passaporte. Veja passo a passo como retirar o passaporte emitido pela Polícia Federal. Confira!

     

Sempre existem dúvidas na hora de tirar o passaporte e uma delas é: “Quem pode retirar o passaporte na polícia federal?”. A resposta é simples e sem rodeios: Todo e qualquer brasileiro poderá tirar o passaporte, seja criança, adulto ou idoso.

Para quem deseja realizar viagens internacionais, o passaporte é um item imprescindível, sem ele não existe a possibilidade de sair da América do Sul.

Engana-se quem acha que para tirar o passaporte terá muita dor de cabeça, pois o processo para obter o documento em mãos é simples.

Veja a seguir, como solicitar e emitir o passaporte na Polícia Federal passa a passo.

Passaporte

• O passaporte é emitido pela Polícia Federal, posto isto, será necessário comparecer ao posto da PF por duas vezes, sendo que a primeira é para apresentar os documentos solicitados e tirar as digitais, incluindo a foto. Já a segunda ida ao posto da PF, será para retirar o passaporte pronto.

Veja a seguir, os documentos necessários:

• Documento de Identidade
• Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última sessão
• CPF
• Para os homens será necessário o documento que comprove quitação com o serviço militar
• Para os naturalizados, será necessário levar o certificado de Naturalização.
• Para as pessoas que estão fazendo o seu segundo, terceiro ou mais passaportes, será preciso apresentar o passaporte anterior, pois caso não seja apresentado, uma taxa será cobrada.

A primeira coisa a ser feita para obter o passaporte é preencher a solicitação no site da Polícia Federal. Neste mesmo formulário será possível escolher o local mais próximo para ser atendido. Ao preencher o formulário, terá a opção gerar protocolo, que será necessário imprimi-lo para levar no dia solicitado.

Sendo assim, clique também em gerar boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU), geralmente a taxa a ser paga é de R$ 257,25. O comprovante de pagamento também será necessário no dia solicitado.

Não deixe de comparecer ao posto da PF no dia solicitado e principalmente não esqueça de levar a identidade original na segunda ida ao posto, que será preciso para retirar o passaporte. O passaporte possui validade de dez anos, passados esses anos, será necessário seguir o mesmo processo para obter outro passaporte.

Saiba Mais:


Quer comentar ?