Fiapo de Jaca » Novidades » Quem inventou o shopping?

Quem inventou o shopping?

Os shoppings são considerados como um dos principais centros comerciais do mundo, mas como eles surgiram? Como conseguiram conquistar esse elevado número de clientes? Clique AQUI e fique por dentro do assunto!

     

Quem passeia pelos shoppings centers nem imagina como esses centros comerciais apareceram no mercado e muito menos como conseguiram se findar com tanta intensidade, conseguindo elevadas quantidades de clientes e visitantes,.

A criação dessas estruturas se iniciou por volta do século X a. C., onde se apresentou para a sociedade como o Grande Baazar. Essa dimensão se encontra no Irã e possui aproximadamente 10 quilômetros de extensão, contendo barraquinhas de vendas de diversos produtos.

A segunda maior articulação desse tipo de comércio foi o Mercado Coberto de Oxford, aberto na Inglaterra no ano de 1774. Somente em 1828 que outros países começaram a aderir essa modelagem comercial, como os EUA.

Quem inventou o shopping

Shopping bem estruturado.
(Foto: Reprodução)

Com o passar dos anos, a infraestrutura desses locais foram se tornando mais apropriadas para a recepção dos diversos clientes, viabilizando mais conforto, segurança, excelentes opções lojísticas, alimentícias, de entretenimento, entre outras articulações.

Outro ponto a se destacar é a dinamização com que esses pontos vem sendo fundamentados para atender todos os tipos de gêneros, idades e gostos, contando com características tradicionais, temáticas, opções de consumo rotativas, atacado, outlets, etc.

Atualmente é impossível não ficar maravilhado com a arquitetura e tecnologia adicionadas a esses centros. Um dos que mais chamam atenção em todo o mundo (por ser um dos maiores e mais luxuosos shoppings) é o South Cina Mall, localizado na cidade de Doungguan, na China.

O Brasil conta com uma demanda grande de shoppings, sendo os maiores e mais frequentados deles o:

  • Centro comercial Leste Aricanduva (São Paulo)
  • RioMar Shopping (Fortaleza e Recife)
  • Centro Comercial Interlagos (São Paulo)
  • Norte Shopping (Rio de Janeiro)
  • Shopping União de Osasco (São Paulo)

Saiba Mais:


Quer comentar ?