Fiapo de Jaca » Novidades » Quantos dias para compensar um cheque de outro estado

Quantos dias para compensar um cheque de outro estado

Entenda neste artigo o que é a compensação de cheque, como esse processo funciona, o prazo para a sua realização e as tarifas cobradas pelos bancos por essa ação. Confira!

     

A compensação de cheques, compreende a prática do acerto de contas entre instituições financeiras, processo considerado essencial, segundo a Lei 7.783, de 28 de Junho de 1989. A regulamentação dessa ação determina que esse procedimento seja executado de forma única, por meio de um intermédio de imagem digital, além de outros demais registros eletrônicos, caso seja necessário.

O prazo para a compensação dos cheques variam de acordo com algumas normas descritas pelos bancos e também pela região em que está sendo trucada a ordem de pagamento à vista. Veja alguns deles abaixo, segundo as regras estabelecidas pelo Banco Central do Brasil:

Quantos dias para compensar um cheque de outro estado

Cheque para compensação.
(Créditos da foto: http://osaldomundo.blogspot.com.br/)

  • Um dia útil para cheques que possuam valor igual ou superior à R$ 300 reais;
  • Cerca de até dois dias úteis para cheques que possuam valor inferior à R$ 300 reais.

É importante ressaltar que os prazos descritos acima poderão se modificar caso haja inoperância da Compe ou feriado, acarretando o acréscimo de um dia útil para a compensação acontecer.

Já em relação ao tempo de espera para a entrega da ordem de pagamento devolvido ao cliente depositante, o prazo será de:

  • Cerca de até dois dias úteis,  que são contados do fim do prazo de bloqueio, para agências na mesma região;
  • Aproximadamente sete dias úteis, contados do fim do prazo de bloqueio, para agências em outras regiões;

Tarifas

Nenhum banco ou instituição financeira poderá cobrar taxas ou tarifas para executar a compensação de cheques, isso porque esse procedimento é considerado como um serviço, uma prática essencial.

Em relação aos cheques sacados contra uma agência bancária no exterior, é necessário que o trucamento seja realizado por um agente que esteja autorizado a operar no mercado de câmbio.

Valores

A liberação dos valores para saque é de até um dia útil, contado após o último dia do prazo de bloqueio.

Mais informações

Para saber mais sobre o assunto, visite uma agência bancária e solicite um tira dúvidas com um dos gerentes disponíveis.

Saiba Mais:


Quer comentar ?