Fiapo de Jaca » Escolar » Quanto tempo em média gastamos em um TCC

Quanto tempo em média gastamos em um TCC

A reta final do seu curso está se aproximando e você ainda não sabe quando começar fazer o seu TCC? Acompanhe essa matéria e confira dicas sobre o assunto.

     

O sonho de milhares de estudantes é ingressar em uma unidade de ensino superior e cursar a graduação/pós-graduação/mestrado/doutorado dos seus sonhos, para que em poucos anos se torne um profissional mais qualificado e trabalhe especificamente com aquilo que deseja. Mas para que isso aconteça é necessário produzir um excelente TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Esse projeto é essencial para a obtenção do diploma de formação acadêmica, sendo um trabalho de caráter obrigatório e um relevante instrumento de avaliação final dos alunos. Sua composição deve ser elaborada em forma de dissertação, onde deverá ser obedecido todos os critérios de desenvolvimento e formatação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Quanto tempo em média gastamos em um TCC

Apresentação de TCC.
(Foto: Reprodução)

A abordagem do TCC varia muito de acordo com cada instituição, mas sempre é feito no último ano de curso. Quanto antes sua articulação e criação é iniciada, melhor é o resultado final. Porém, deve-se seguir todos os passos descritos pelo professor responsável, para que tudo fique dentro dos padrões estabelecidos e o projeto não seja reprovado pela Banca Examinadora.

O trabalho pode ser solicitado em caráter individual, em dupla ou em grupo e é importante que todos participem de cada detalhe dessa composição. É importantíssimo que todos tenham cuidado em relação ao plágio, erros gramaticais e de oralidade para a entrega e apresentação do TCC.

Dicas

» Escolha o tema analisando os seguintes critérios: afinidade com o assunto, existência de bibliografia suficiente, relevância e inovação.

» Respeite todos os prazos prévios para a entrega do TCC e tente terminar o projeto final com antecedência.

» Divida bem o seu tempo, deixando-o organizado para estudá-lo, descrevê-lo, interpretá-lo, criar suas conclusões e outros detalhes.

» Faça um esquema de palavras-chave para dinamizar a fundamentação do TCC.

» Peça auxílio para o orientador e tire todas as dúvidas que tiver.

Saiba Mais:


Quer comentar ?