Fiapo de Jaca » Novidades » Qual o tipo sanguíneo mais comum

Qual o tipo sanguíneo mais comum

A distinção dos fenótipos do sistema ABO é muito importante à vida humana, por isso, saiba neste artigo quais são os tipos sanguíneos existentes e confira tabelas que descrevem a compatibilidade e porcentagem dos tipos sanguíneos que há.

     

Analisando a composição geral dos tipos sanguíneos, é possível constatar 4 fenótipos diferentes, sendo eles A,  B, AB e o O, denominado o sistema ABO. Cada indivíduo possui o seu tipo sanguíneo, que se faz essencial para o bem estar de seu organismo, principalmente em relação aos cuidados necessários com a sua saúde, com relevância em casos de acidentes, transfusões, transplantes, cirurgias e etc.

Devido a importância que o sangue produz à vida humana, existem vários hemocentros espalhados no Brasil e no mundo, onde pessoas doam seu sangue para o banco de algum hospital ou clínica, para que possa ajudar a salvar vidas de outros indivíduos posteriormente.

Essa prática só pode ser realizada quando o sangue do doador e do receptor for compatível e, por causa disso, estudos foram realizados para que fosse estipulado uma tabela de compatibilidade de fenótipos sanguíneos, veja:

Sistema ABO

Tabela de compatibilidade. (foto:reprodução)

Importante: atualmente, o tipo sanguíneo considerado como receptor universal é o AB+, já o doador universal e mais raro dos fenótipos é o O-.

Através da coleta de dados, é possível estimar a porcentagem de indivíduos que pertencem a cada um dos tipos sanguíneos do sistema ABO, descrevendo qual fenótipo é o mais comum e qual  o mais difícil de ser encontrado, tanto entre os indivíduos quanto nos bancos de dados.

Sistema ABO

Porcentagem de fenótipos sanguíneos. (foto:reprodução)

Observação

Se você está com uma boa saúde, procure um hemocentro, uma clínica ou hospital próximo à sua residência e doe sangue. Essa prática pode vir a salvar milhares de vidas!

Saiba Mais:


Quer comentar ?