Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Qual o motivo das câimbras nas pernas?

Qual o motivo das câimbras nas pernas?

As câimbras são bastante incômodas, ainda mais quando se manifestam na região das pernas. Se você vem sofrendo desse desconforto, entenda neste artigo o porquê ele acontece e aprenda como preveni-lo e tratá-lo.

     

São denominadas como câimbras ou cãibras os movimentos involuntários dos músculos, contrações que causam de leves a extremas dores, principalmente na parte inferior do corpo humano, devido a sobrecarga que sustenta durante todo o dia e, as tensões e lesões que podem vir a acometer a área.

Esse transtorno é considerado bastante comum, principalmente em pessoas que não costumam se exercitar, que possuem maus hábitos alimentares e uma rotina completamente parada. Muitos costumam alongar o corpo no momento em que as dores se manifestam, fazendo  com que ela passe, mas se cuidados apropriados não forem tomados em decorrência desse distúrbio, o músculo do local pode vir a ficar rígido ou protuberante ao longo do tempo.

Câimbras: causas, ajuda médica, tratamento e prevenção.

Mulher com câimbra na perna.
(Foto: Divulgação)

Causas

Os principais motivos que podem vir a ocasionar as câimbras musculares nas pernas (e em outras partes do corpo) são a desidratação, o uso excessivo da musculatura, a má circulação, exposição a baixas temperaturas, carência de sais minerais, compressão de raízes nervosas,entre outros.

Possuem ainda mais chances de manifestar essas dores ao longo da vida, pessoas que são portadoras da anemia, diabetes, doenças na tireoide, desequilíbrios hormonais, insuficiência renal, degenerações neurológicas, hipotireoidismo, alcoolismo e gestantes.

Ajuda médica

Se as câimbras começarem a aparecer com frequência, atrapalhar os hábitos de vida, não passar tão facilmente após a realização de alongamentos e durarem cada vez um período maior, a ajuda médica deverá ser procurada para um tratamento mais específico.

Tratamento

Para conter as dores, os médicos indicam que seus pacientes façam sessões diárias de alongamentos, massagens na região e aplicação de calor no local para proporcionar o relaxamento dos músculos. O uso de medicamentos nem sempre se faz necessário, pois raramente combate o desconforto.

Prevenção

» Tenha uma alimentação balanceada, com a ingestão diária de frutas, legumes, verduras, fibras, vitaminas e sais minerais, que são essenciais para manter o funcionamento dos músculos em vigor;

» Pratique exercícios físicos regularmente;

» Faça alongamentos antes e depois da realização dos exercícios físicos e nos horários em que as crises de câimbras costumam acontecer;

» Beba bastante água, principalmente em dias quentes e na realização de exercícios físicos;

» Repouse a musculatura sempre que ela for muito exigida;

» Realize todos os processos descritos acima diariamente sem desanimar ou esquecer;

Dica

Pesquisas revelam que a banana é uma fruta completamente eficaz em combate as câimbras. Consumi-la diariamente pode ser uma boa estratégia de tratamento e prevenção.

Atenção

Caso os episódios de câimbras estejam frequentes, procure ajuda e orientação médica para evitar o aparecimento de lesões maiores ao seu organismo.

Saiba Mais:


Quer comentar ?