Fiapo de Jaca » Escolar » Qual o motivo do apelido de Aleijadinho?

Qual o motivo do apelido de Aleijadinho?

Neste artigo você irá encontrar um resumo completo sobre a história e apelido do Aleijadinho, saber um pouco das suas obras e conferir outras informações desse grande artista.

     

Um dos grandes nomes das obras barrocas do Brasil é Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. Esse importante artista nasceu em 29 de agosto de 1730, em Vila Rica (atualmente região chamada de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais), vindo a falecer muito doente, abandonado e sem nenhum recurso em 18 de novembro de 1814.

Mesmo tendo vivido durante muitos anos, seu trabalho só passou a ser reconhecido depois que veio a óbito, quando todas as suas esculturas e obras de arquitetura começaram a chamar a atenção de todos, deixando-os cada vez mais encantados com os objetos confeccionados em madeira, pedra-sabão e outros diversos estilos barrocos.

Sua formação profissional e artística, assim como seus dons, foram todos trabalhados e aprimorados através do seu contato com seu pai, seu tio entalhador (Antônio Francisco Pombal) e José Coelho de Noronha, um grande escultor da época.

Origem do apelido

Dados revelam que o apelido Aleijadinho foi dado devido a uma doença que acometeu o artista no ano de 1777, fez com que ele ficasse deformado fisicamente, andando de joelhos e trabalhando com instrumentos de esculpir amarrados aos punhos, onde recebia ajuda de escravos e de outras pessoas que se encontravam próximas do seu ambiente de criações.

Mesmo com pesquisas comprobatórias sobre a sua existência, muitas controvérsias circundam a história de vida e as obras desse grande artista, inclusive a sua morte. Muitos acreditam que a grande causa que o levou a óbito foi a lepra, que conseguiu ainda afetar a sua visão e todos os movimentos do seu corpo nos seus últimos anos de vida, fazendo com que parasse de realizar suas criações esplendidas.

Suas principais obras são encontradas no estado de Minas Gerais, podendo elas serem vistas e apreciadas em igrejas, altares, palácios, etc. Em homenagem as suas obras e sua história, Aleijadinho foi retratado tanto na TV quanto no cinema, com as apresentações de Cristo em Lama (cinema), No Caso Especial da Rede Globo com Stênio Garcia (TV) e Aleijadinho – Paixão, Glória e Suplício (cinema).

Aleijadinho: história e obras

Obra do Aleijadinho em pedra sabão.
(Foto: Reprodução)

Principais obras

» Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto (1766-1792);
» Modificação do frontispício da Igreja do Morro Grande (1763);
» Igreja do Carmo de Sabará e frontispício da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Ouro Preto (1770-1771);
» Capela dos Terceiros Franciscanos (1774);
» Frontispício da Igreja de São Francisco de Assis (1795-1800);

Saiba Mais:


Quer comentar ?