Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Qual o lugar do ser humano no universo?

Qual o lugar do ser humano no universo?

O lugar do homem no mundo é um assunto peculiar que envolve diversas de teorias e suposições. Entenda um pouquinho mais sobre esse mundo filosófico do ser pensante, neste artigo.

     

Lugar do homem no universo

A questão sobre o lugar do homem no universo é bem mais antiga do que podemos imaginar. Ela agrega alguns valores e até deveres, sendo modificada de acordo com a visão daquele que está falando. Na religião, por exemplo, o que se denota é que o lugar do homem seja exclusivamente na Terra e como servidor, em não contato com outras forças, somente depois de atingir uma espécie de “maturidade espiritual”.

Já na filosofia, dizer exatamente onde nos cabe é limitado. E para quem entende um pouco sobre essa ciência, se limitar não é nem de longe uma boa opção. Essa é uma questão que está em centro da antropologia filosófica. O homem é um ser vivo, natural, com pedaços e corpo.

Não há em especificação, determinações sobre sua índole ou o seu processo de conhecimento mediante a vida. Os homens são muito diferentes uns dos outros, fazendo com que suas personalidades sejam tão distintas que, ainda que acabem por sê-los iguais semelhantemente, são únicos em interior.

Foto ilustrativa do homem em relação ao universo.

Homem no universo (foto: reprodução)

Ocupamos também, lugares significados na hierarquia dos entes, a proposta que se tem então é de que devemos optar por uma ordenação inteligível nos seguintes graus:

  • Matéria
  • Vida vegetal
  • Vida animal
  • Vida humana

O seu lugar no mundo também é determinado segundo as suas ideias e culturas, bem como as manifestações ou expressões que consideram artísticas e/ou mágica. A pergunta que fica presente em todas as discussões é a mesma:

“Qual a fronteira que separa animais humanos daqueles irracionais?”

Há pessoas que acreditam que os humanos possuem responsabilidade com o lugar onde vivem, isso inclui tudo que está em volta. Portanto, qualquer erro ou consequência do que é decorrente disso está ligado a nossa responsabilidade de cultivação e preservação.

Isso porque atualmente, pelo físico, nós fazemos parte do planeta Terra. Sendo então, a nossa casa o principal local onde deve haver cuidados. Pois a vida não se desenvolve em cima de dinheiro ou coisas que podemos pegar ou considerar materiais.

A pergunta que merecia resposta pode continuar uma incógnita para quem não enxerga dentro de si. Pelo que está recente, o nosso lugar é exatamente onde pisa o seu pé neste momento, e é nele que devem surgir os primeiros pensamentos filosóficos que devem mudar o quadro do mundo atual.

Contudo, a filosofia acredita também que o homem é a parte central de todo o universo. Isso porque tudo parte dele e de certa forma, volta para ele. É daqui que sai a vida humana e também as ideias que são capazes de revolucionar os séculos e transformar mundos.

Saiba Mais:


Quer comentar ?