Fiapo de Jaca » Escolar » Qual o lago mais profundo do mundo?

Qual o lago mais profundo do mundo?

Mais informações sobre o lago mais profundo do mundo, confira neste artigo e entenda porquê o Lago Baikal é considerado o maior e mais profundo lago do planeta Terra.

     

Lago Baikal

O Lago Baikal (ou também escrito de forma “Baical”) é sem dúvidas o lago mais profundo do planeta Terra. Está localizado precisamente na Rússia ao Sul da Sibéria, possuindo cerca de mais de 630 km de comprimento e 80 km de água doce da Ásia. Segundo pesquisas, é o maior e mais profundo lago do mundo.

Além disso, o que possui uma coleção de anos muito maior. O lago tem cerca de 25 milhões de anos e em profundidade já superou a marca dos 1680 metros. Em superfície, esse número chega a 31500 km². Extremamente gigantesco!

Para se ter uma pequena ideia, alguns estudiosos arriscam dizer que para encher o lago por completo, seria necessário o depósito de água de todos os rios da Terra, ainda assim o tempo referente para que estivesse completamente cheio seria em média de um ano.

Foto do lago mais profundo do mundo.

Lago Baikal, sul da sibéria, é conhecido como o lago mais profundo do mundo . (foto: reprodução)

Como se não bastasse, o Baikal é responsável por cerca de 20% de toda água doce do mundo. Uma contagem referente aos rios que desaguam nele chegou a 300. Sua biodiversidade é maravilhosa, com um valor referente a mais de 1080 espécies diferentes de plantas, com mais de 1500 de animais.

Esses mesmos animais são conhecidos como Galápagos da Rússia. Cerca de 60% de todas as espécies diferentes de animais encontrados por lá são endêmicos. Esse é sem dúvidas a profundidade mais extrema de todo o nosso planeta. Um motivador de pesquisas.

Pesquisas

Muitas organizações de pesquisas estão se empenhando em realizar projetos junto ao lago, a maior parte deles são instituições governamentais, dentre elas a maior é chamada de Baikal Research Centre, em 2008 foram enviados dois submersíveis para o lago. Tudo com intuito da realização de testes geológicos e biológicos no ecossistema único.

Saiba Mais:


Quer comentar ?