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Qual é a mais vantajosa: corrida longa ou curta?

Gosta de praticar exercícios aeróbicos? Acesse esse artigo e veja qual estilo combina mais com você e o que proporciona uma maior queima de calorias.

     

O sedentarismo vem sendo deixado de lado por muitas pessoas no Brasil e no mundo, para que consigam melhorar seu desempenho físico, diminuir os problemas de saúde e melhorar consideravelmente a estética, promovendo perda de peso, ganho e definição de massa magra.

Um dos exercícios mais praticados nas academias, parques, ruas e outros ambientes são as corridas, porque além de proporcionar vantagens ao indivíduo, ainda produz uma sensação de liberdade, superação e um bem estar incrível.

Essa modalidade aeróbica é descrita como um dos treinos que mais promove queima de gordura e perda de calorias, pois consegue acelerar o metabolismo em pouco tempo, acrescentando cargas energéticas favoráveis para uma maior eliminação de massa gorda e acréscimo de massa magra.

Corridas curtas e rápidas x Corridas longas e lentas

A escolha do estilo de corrida a ser adquirido vai depender do funcionamento da estrutura corporal de cada pessoa e também das habilidades que irá desenvolver com a execução da atividade.

Qual é a mais vantajosa: corrida longa ou curta?

Mulher correndo.
(Foto: Reprodução)

Os profissionais da área revelam que os inciantes devem apostar nas corridas longas e lentas, porque são mais fáceis de serem efetuadas e costumam não ocasionar lesões com frequência.

Já as corridas curtas e rápidas são mais recomendadas para os desportistas que possuem um maior desempenho físico e que realiza o exercício a algum tempo, porque o nível energético exigido é muito superior e o risco das lesões também.

Queima de calorias

Estima-se que a cada quilômetro o praticante perca 60 calorias na modalidade longa e lenta; já na rápida e curta a queima é consideravelmente maior e ainda consegue elevar o gasto calórico do pós-treino – por isso produz resultados mais rápidos.

Atenção!

É extremamente relevante que um profissional físico seja consultado antes de começar a realizar os esportes, principalmente se forem feitos individualmente e por conta própria. O auxílio nutricional também é essencial, já que a alimentação dita aproximadamente 70% dos efeitos corporais.

Dicas

Mantenha uma dieta balanceada, evitando o consumo de alimentos industrializados, sódio, gorduras, frituras e açúcares.

Evite a ingestão de bebidas alcoólicas e gaseificadas.

Beba bastante água todos os dias.

Inicie as corridas com uma caminhada, depois passe para trotes médios e em seguida dê o seu melhor, demonstrando a agilidade que possui. Teste seus limites!

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