Fiapo de Jaca » Escolar » Qual é a diferença entre: sangue venoso e sangue arterial

Qual é a diferença entre: sangue venoso e sangue arterial

Compreenda neste artigo a diferença que existe entre o sangue venoso e o arterial através de suas características e saiba qual é a função de ambos no organismo humano.

     

O sangue, em sua observação geral, é responsável por transportar as substâncias necessárias que o organismo precisa para sobreviver, se manter e desenvolver. Os principais componentes presentes na estruturação sanguínea são o plasma, os glóbulos vermelhos (hemácias), os glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas.

Estima-se que em um indivíduo que possua suas condições físicas normais tenha aproximadamente 5 litros de sangue por todo o corpo, onde transporta nutrientes a todo o momento. Dentro das suas particularidades, é possível observar a sua subdivisão, que se dá entre o sangue arterial e o sangue venoso.

O sangue arterial é caracterizado pela alta taxa de oxigênio (O2) que possui, onde se faz rico em gás carbônico, principalmente em sua composição venosa. A circulação se dá entre as artérias sistêmicas e as veias pulmonares, onde proporciona o processo de obtenção de energia química que se acumula nas moléculas. Devido a elevada presença do O2, seu pH se faz mais alto que o padrão, deixando a tonalidade sanguínea com um vermelho forte e vivo.

O sangue venoso é pobre em oxigênio, mas possui elevadas taxas de gás carbônico (CO2) em sua composição. Sua circulação se dá entre as veias sistêmicas e a árvore arterial pulmonar. Com a chegada do sangue arterial nas células, devido a circulação, o sangue venoso se expele do local e fica rico em CO2, onde segue o fluxo circulatório.

Diferença e características do sangue venoso e sangue arterial.

Representação da circulação sanguínea entre o sangue arterial e venoso.
(Foto: Reprodução)

Saiba Mais:


Quer comentar ?