Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Quais os tipos de herpes

Quais os tipos de herpes

Confira nesta matéria quais os tipos de herpes existentes, saiba quais as suas causas, sintomas e como seu tratamento é realizado.

     

Herpes é o nome que se dá a uma doença incurável que pode ser causada por cerca de até oito vírus da mesma família do micro-organismo, onde agridem com mais frequência as regiões nervosas das mucosas do corpo, tendo como seu principal meio de transmissão o contato entre os indivíduos.

Essa enfermidade é frequente em indivíduos de diversas, sendo ainda uma das mais incômodas em fatores estéticos. Dentre seus tipos, os que mais acometem as pessoas são o 1, 2 e 3, que mesmo sendo muito parecidos, singularizam-se com características específicas.

Tipos de herpes: causas, sintomas e tratamento.

Herpes nos lábios.
(Foto: Reprodução)

Tipo 1 – Herpes oral

Nessa particularidade, o primeiro contato com o vírus costuma se dar na infância, por via de secreções orais. Posteriormente, o micro-organismo costuma se alojar no neurônio, virando uma latência em alguns casos, isto é, permanecendo no local por toda a vida do indivíduo sem que nenhum sintoma seja visto.

Sintomas

» Bolhas com líquido claro;
» Vermelhidão;
» Ardor;
» Lesões no lábio ou na parte interior da boca.

Tratamento

Uso de medicamentos para conter a proliferação do vírus e seus sintomas.

Tipo 2 – Herpes genital

O primeiro contato dos indivíduos com esse tipo de vírus se dá na adolescência ou na fase inicial da vida adulta. Pode ser transmitida por via oral e sexual, sendo um dos principais fatores de risco para o contágio com outras doenças sexualmente transmissíveis, inclusive o HIV.

Sintomas

» Bolhas com líquido claro;
» Vermelhidão;
» Ardor;
» Lesões na virilha, nas nádegas e nas genitais masculinas e femininas;
» Dificuldade em urinar;
» Desconforto durante as relações sexuais.

Tratamento

Uso de medicamentos para conter a proliferação do vírus e seus sintomas.

Tipo 3 – Herpes Zóster

O tipo 3 é chamado ainda de cobreiro, vírus da varicela ou vírus da catapora. O primeiro contágio com a enfermidade se dá na infância, através das secreções orais, posteriormente, é seguida pelo quadro de uma catapora, podendo vir a estabelecer latência nos neurônios.

Sintomas

» Bolhas com líquido claro;
» Vermelhidão;
» Dor;
» Lesões por todo o corpo.

Tratamento

Uso de antivirais para diminuir a dor e acelerar a cicatrização das feridas. Para esse tipo de herpes, existe a vacinação para a prevenção da doença. Mas suas doses não são ministradas de forma gratuita no Brasil.

Saiba Mais:


Quer comentar ?