Fiapo de Jaca » Escolar » Quais os movimentos da Terra e suas consequências?

Quais os movimentos da Terra e suas consequências?

Os movimentos da Terra se devem a dois pontos em especial, a rotação e translação. Esses são responsáveis por determinar alguns períodos terrestres. Confira este artigo e esclareça suas dúvidas!

     

Terra

No Sistema Solar, a Terra é o planeta da terceira órbita. Tem em média, um tamanho parecido com o de Vênus e sua medição está para (calculadamente) um diâmetro de 12.756 km do Equador. Em reconhecimento, é o único planeta possuidor de vida.

A maior parte de sua extensão é coberta por água e a mesma faz uma sucessão de movimentos. Dentre esses, muitos são os destaques, em vista e mais específicos os de:

  • Rotação 
  • Translação

Movimentos e suas consequências

Cada um com um decorrente é diferente, possuindo importância direta. A ROTAÇÃO por exemplo, faz com que a Terra tenha o poder de girar em torno de si mesma. Os rumos geralmente são leste e oeste, com uma demora superior a 23 horas e 56 minutos, ao que temos aproximadamente num dia.

A movimentação consiste em determinar períodos terrestres.

Terra – rotação (foto:reprodução)

Esse é o relógio biológico do ser humano que dá-nos a impressão de que houve a passagem do tempo. A consequência presente nesse tipo de movimentação é devido a formação dos dias. O que é extremamente importante para a orientação do ser humano na Terra.

O que temos em segundo é a TRANSLAÇÃO, esse é o movimento decorrente a volta ao Sol. A órbita é considerada elíptica, fazendo com que esse mesmo movimento demore cerca de 365 dias e 6 horas para que retorne a seu lugar de origem.

Dessa maneira, contabilizando os anos, o ano que conhecemos como bissexto é devido as horas que estão restantes. Ou seja, a cada 4 anos, ocorre um dia a mais no nosso calendário. Isso acontece porque as horas que excedem, não podem ser desprezadas, tendo então um ano com 366 dias, a cada 4 de 365.

A principal consequência é a inclinação 23º27’ do eixo de rotação. Através deste é que se formam o que chamamos de Estação do Ano. Cada movimento inicial é chamado de um nome específico, o que conhecemos como: Verão, Inverno, Outono e Primavera.

Para entender a Terra e sua movimentação é bem simples. Basta acreditar que tudo é calculadamente previsto para que não haja desequilíbrio. A movimentação é um dos lugares onde o homem não pode tocar, consequentemente, não há mudanças nessa rota, exceto das estações que dependem do clima habitual terrestre.

Saiba Mais:


Quer comentar ?