Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Quais os benefícios dos alimentos probióticos?

Quais os benefícios dos alimentos probióticos?

Compreenda nesta matéria o que são os alimentos probióticos e confira as vantagens que eles proporcionam ao organismo quando consumidos adequadamente.

     

A alimentação é responsável por proporcionar benefícios e malefícios ao organismo humano dependendo da maneira como os produtos são preparados, consumidos, suas quantidades em relação as porções e refeições dinamizadas por dia, entre outros fatores.

Associar um esquema básico dessa modalidade de acordo com as características específicas de cada metabolismo é essencial para que os efeitos negativos sejam diminuídos. Portanto, é relevante que toda a sociedade tenha em mente que comer vai muito além de apenas satisfazer a necessidade de consumo momentânea.

Especialistas na área nutricional vem relatando constantemente alguns grupos de produtos que proporcionam vantagens excepcionais para a estrutura corporal, como os probióticos. Essa classe está associada aos alimentos que possuem micro-organismos vivos em suas composições, elementos que estimulam o funcionamento saudável do corpo, como as bifidobactérias, os lactobacilos e os streptococcus.

A atuação dessas e outras demais bactérias são extremamente relevantes. O organismo possui milhares de parasitas que potencializam o seu funcionamento e organização, o que por consequência faz com que o consumo desses componentes favoreçam a microflora intestinal e outros recursos.

Quais os benefícios dos alimentos probióticos?

Iogurte, um dos alimentos mais ricos em probióticos.
(Foto: Reprodução)

Dentre os alimentos probióticos mais comuns, podemos citar:

» Iogurtes;
» Kefir;
» Queijo;
» Coalhada;
» Creme de leite;
» Laticínios fermentados;
» Vegetais fermentados (kim chi e sauerkraut);
» Produtos fermentados de soja (miso e tempeh).

Esses produtos podem ser encontrados nos supermercados e em diversas lojas de produtos naturais em variadas marcas, embalagens, quantidades, preços, etc.

Benefícios

» Melhora no processo da digestão;
» Eleva a absorção dos nutrientes;
» Auxilia na perda de peso;
» Diminui o inchaço corporal;
» Ajuda a tratar as infecções;
» Controla os sintomas da depressão, das gastrites e úlceras;
» Eleva a energia física, aumentando o potencial do metabolismo;
» Diminui a proliferação dos micro-organismos nocivos no intestino;
» Aumenta a produção de células de defesa do organismo, como os macrófagos;
» Previne problemas intestinais, como a prisão de ventre, diarreia, colite, diverticulite, etc.

Recomendação

Antes de modificar toda a alimentação para que ela se torne mais balanceada e saudável, procure o auxílio de um nutricionista, para que os níveis de consumo, quantidades de refeições diárias e outros demais tópicos sejam associados de acordo com a potencialidade de cada metabolismo. Esse processo é individual, por isso é importante que modelos de dietas de conhecidos não sejam seguidos.

Saiba Mais:


Quer comentar ?