Fiapo de Jaca » Escolar » Protozoários: flagelados e ciliados

Protozoários: flagelados e ciliados

Acompanhe neste artigo um resumo completo sobre o reino protista, saiba qual o conceito, como se reproduzem e confira informações sobre a sua classificação geral.

     

O Reino Protista é caracterizado em sua complexidade como aquele que engloba uma demasiada variedade de organismos unicelulares ( que possuem apenas uma célula) e, também algumas formas simples de organismos multicelulares (com muitas células) e multinucleares (com diversos núcleos).

Sua classe de protozoários são tidas como seres unicelulares, mas, diferentemente das bactérias, eles possuem carioteca, isto é, cariomembrana, se tornando então espécies eucariontes. Se fazem complexos, tanto em relação ao seu sistema reprodutor, quanto digestivo, locomotivo, metabólico, entre outros.

Podem ser encontrados em colônias, parasitando ou sozinhos, tendo como seus principais habitat’s terras úmidas, água doce, salgada, podendo ainda sobreviver dentro de outros seres. Essa última particularidade citada os tornam uma ameaça ao homem, pois conseguem se aglomerar rapidamente em seu organismo, provocando vários tipos de doenças, como a toxoplasmose, a leishmaniose e a tricomaníase.

Classificação

A forma de classificação desses micro-organismos se dão de acordo com a sua maneira de locomoção:

Flagelados

  • Se locomovem através de flagelos.

Protozoários de vida livre, sendo a maioria deles considerados parasitas para os seres humanos, como o Trichomonas vaginalis (Tricomaníase), o Giardia lamblia (Giardíase) e o Tripanossoma cruzi (Doença de Chagas).

Protozoários

Trichomonas vaginalis.
(Foto: Reprodução)

Ciliados

  • Se locomovem através de cílios.

Seus cílios podem ser encontrados por todas as superfícies dos protozoários, como no Paramecium caudatum e no Balantidium coli. Costumam vivem em água salgada, doce e em locais que existem materiais vegetais em decomposição.

Protozoários

Paramecium caudatum.
(Foto: Reprodução)

Rizópodes

  • Se locomovem através de pseudópodes.

Protozoários que tem a ameba como um dos seus principais representantes. Sua alimentação é realizada pela fagocitose, tendo suas matérias digeridas nos vacúolos digestivos. Seu citoplasma possui densidade maior do que a água, fazendo com que use processos como a osmose para manter seu equilíbrio.

Protozoários

Ameba.
(Foto: Reprodução)

Esporozoários

  • Não possuem formas de locomoção.

Considerados como protozoários obrigatórios, esse grupo ainda recebe nome de Apicomplexos, onde uma parte dos protistas, se fazem responsáveis pela perfuração da membrana celular das futuras células hospedeiras, sendo os principais deles o Plasmodium (Malária) e o Toxoplasma (Toxoplasmose).

Protozoários

Toxoplasma.
(Foto: Reprodução)

Reprodução

A reprodução de todos os protozoários acontece através da cissiparidade, denominada ainda como bipartição ou divisão binária, onde a célula cresce, têm seu núcleo dividido em duas partes, através da mitose, e posteriormente, o resto da célula se divide. Todo esse processo é assexuado e origina duas células geneticamente idênticas.

Saiba Mais:


Quer comentar ?