Fiapo de Jaca » Escolar » Processo explicativo para efetuação da inscrição do Enem

Processo explicativo para efetuação da inscrição do Enem

O Enem é o meio mais prático que milhares de jovens brasileiros utilizam para ingressar no Ensino Superior. Confira o nosso artigo como efetuar sua inscrição no exame mais concorrido do Brasil.

     

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova que o MEC (Ministério da Educação) utiliza para medir a qualidade do ensino médio no país, tanto em escolas públicas, como particulares.

A nota do exame também pode ser utilizada pelos candidatos para o ingresso em instituições de ensino superior por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos), SiSU (Sistema de Seleção Unificado) ou FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Nesta segunda-feira as inscrições para o exame foram abertas, se estendem até o dia 26 de junho e podem ser pagas até as 21: 59 (horário de Brasília) do dia 10 de junho.

Isenção e taxa de inscrição

Para solicitar a isenção, o candidato deve preencher um formulário declarando carência de acordo com os termos que o edital dispõe. Alunos que estão cursando o Ensino Médio em escolas da rede pública também não precisam pagar a taxa de inscrição.

As inscrições para o Enem já estão abertas.

Enem.
(Foto: Reprodução)

O processo seletivo no ano de 2014 teve muitas abstenções, cerca de 30% dos candidatos não compareceram ao exame e 1.519 foram eliminados. Com o objetivo de evitar ou pelo menos diminuir esses números, o valor da taxa de inscrição aumentou para R$ 63,00.

Realizando a inscrição

As inscrições são feitas estritamente pela internet no Portal do Enem. É recomendável que o candidato leia com bastante atenção todos os itens do edital e preencha todos os campos necessários de forma adequada, uma vez que cada um se responsabiliza por todas as informações que são prestadas.

Dados cadastrais

Procure manter os dados de contato sempre atualizados, como o e-mail e telefone, pois o Inep pode estar enviando informações importantes sobre o exame, e em casos que o candidato esquece a senha ela só pode ser recuperada por estes dois canais informados durante o ato da inscrição.

Alterações nos dados cadastrais, como a troca de língua estrangeira ou cidade de prova só podem ser realizadas durante o período de inscrição, após isso todas as informações não poderão ser modificadas.

Cartão de confirmação

Após o pagamento da taxa de inscrição e homologação das inscrições é possível ter acesso ao cartão de confirmação para impressão. Neste documento que estão contidas informações como o número da inscrição, data, hora e local de realização das provas, indicação de atendimento especializado, opção de língua estrangeira e solicitação de certificação, se for o caso.

As provas

O exame é composto por quatro provas objetivas e uma redação, são elas: Ciências humanas e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e Redação com um tema que só é revelado no momento de realização das prova.

As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro de 2015, os portões abrem às 12:00 e fecham às 13:00, horário de Brasília. É preciso levar um documento oficial com foto e caneta azul ou preta esferográfica de material transparente.

Saiba Mais:


Quer comentar ?