Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Por que o glúten atrapalha a dieta?

Por que o glúten atrapalha a dieta?

Acompanhando a polêmica da manipulação do glúten e seus efeitos na dieta e que saber mais sobre o assunto? Clique AQUI e se mantenha informado nesse instante!

     

Para quem vem aderindo uma vida fitness, com bons hábitos físicos e alimentares, as confusões com informações sobre dietas aumentam cada vez mais, já que diariamente a mídia traz dados novos sobre produtos, destacando seus benefícios e malefícios de consumo.

Mas até onde acreditar? Existem ressalvas para muitos casos e nem todo alimento promove a mesma reação no organismo dos indivíduos, principalmente quando sua ingestão é dinamizada com quantidades corretas (sem exageros).

O ícone em destaque da vez é o glúten, onde muitos afirmam que:

“Seu consumo atrapalha a dieta, dificultando o processo de emagrecimento…”

Porém, os levantamentos de profissionais especializados na área da saúde alimentícia ainda não constataram nenhuma evidência científica que ateste essa informação e/ou comprove que a sua retirada promova a perda de peso.

Por que o glúten atrapalha a dieta?

Alimentos com glúten.
(Foto: Reprodução)

Observe:

O glúten se encontra em alimentos que precisam de trigo, centeio, aveia, cevada e malte para dar viscosidade as massas. Analisando esses produtos e por caracterizá-los como uma mistura que leva farinha branca, é fácil chegar a conclusão de que cortando-os, menos calorias iremos ingerir e por consequência ficaremos mais magros, mas esse resultado só será alcançado se o gasto calórico for superior que sua ingestão – e isso vale para qualquer tipo de dieta e alimentos adicionados nela.

Nutricionistas revelam que a interrupção da ingestão desse composto só é indicada para quem possui alergia ou intolerância. Devido aos demais nutrientes contidos nessas mercadorias, outras (mais saudáveis) são indicadas para manipulação nas refeições. Suas quantidades calóricas são as mesmas das tradicionais, só que sem glúten ou LACFREE (Não tem Glúten) – como descrito nas embalagens.

O que fazer?

A melhor dica é: Procure ajuda de um nutricionista ou profissional da área para a composição da sua dieta, somente com uma análise mais elaborada do seu corpo, hábitos, genética e outros pontos será possível descrever uma alimentação balanceada que fará efeitos rapidamente.

Dica

Conduza seu cardápio alimentar sempre com:

Variações de ingredientes.
Aprenda a ler os rótulos.
Beba bastante água.
Evite o consumo de produtos industrializados, gordurosos, açucarados e com elevados níveis de sódio.
Não se esqueça de combinar tudo isso à prática regular de exercícios físicos, esse é o segredo de combinação para alcançar metas de ganho, perda e manutenção de peso!

Saiba Mais:


Quer comentar ?