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Perigos de tomar laxante excessivamente

O uso descontrolado de qualquer tipo de fármaco pode promover sérios danos ao organismo. Acesse esse artigo e veja os prejuízos do consumo excessivo dos laxantes.

     

Os laxantes são descritos como medicamentos estimulantes para o organismo, proporcionando mais facilidade para a evacuação (eliminação das fezes) e por consequência o tratamento da incômoda prisão de ventre crônica, distúrbio que causa constipação e acomete milhares de pessoas em todo o mundo.

O uso dessas preparações, assim como todos os outros demais remédios, deve ser realizado apenas sob prescrição médica, após a efetivação de um diagnóstico específico. Porém, muitos ministram essas substâncias sem passar por esse procedimento, o que costuma ocasionar prejuízos para a estrutura corporal.

Grande parte das pessoas que utilizam laxantes, acham que eles tem efeito emagrecedor e se enganam completamente ao pensar isso. Profissionais da área da saúde revelam que o uso desses elementos manifestam apenas a limpeza do intestino, o que evidência um abdômen menos inchado, mas a perda de peso não acontece.

Perigos de tomar laxante excessivamente

Símbolo de toaletes feminino e masculino.
(Foto: Reprodução)

A excessividade desse ministramento pode causar perigos alarmantes para a saúde, como:

  • Deixar o intestino mais preguiçoso, fazendo com que ele funcione apenas com remédios;
  • Eliminar importantes nutrientes do organismo antes da sua absorção;
  • Promover uma pancreatite, síndrome de má absorção, doenças renais e cardíacas, anemias, problemas de hemorroida, entre outros transtornos.

Por essas e outras demais disfunções que a desnecessidade desse composto produz (quando o seu auxílio não é essencial), é indicado que orientações médicas sejam procuradas caso algum transtorno acometa o corpo humano.

A modificação alimentar e a manutenção de hábitos saudáveis são os métodos mais indicados para o tratamento desses distúrbios intestinais. Veja abaixo uma lista de componentes que podem te ajudar a executar esses cuidados:

» Aumente o consumo de alimentos fibrosos, como os integrais, cereais e frutas;

» Beba bastante água todos os dias;

» Coma de três em três horas, fracionando as refeições;

» Evite qualquer tipo de excesso;

» Descanse o corpo e durma bem;

» Procure não ingerir frequentemente ou em grandes porções os produtos industrializados, gordurosos e com altos teores de açúcares;

» Opte por consumir alimentos frescos, saudáveis, com variações de cardápio e preparados de maneira saudável;

» Pratique exercícios físicos regularmente, para que o metabolismo funcione bem.

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