Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Pedrinha no testículo

Pedrinha no testículo

Se você vem sentindo alterações nos seus testículos, como se fossem pequenas pedrinhas, fique atento, pois pode ser sinal de uma possível doença. Confira mais informações sobre esse assunto neste atigo

     

Os testículos se classificam anatomicamente como órgãos reprodutores masculinos, responsáveis pela produção de testosterona e de espermatozoides. Eles se localizam dentro de uma bolsa subcutânea, denominada escroto, que fica na região anterior do períneo, isto é, atrás do pênis.

Sua formação é dada de forma ovoide, onde se apresenta através de duas faces, duas extremidades e duas bordas. Ambos testículos, quando estão em seu estado saudável, não devem apresentar nenhuma anomalia, como carocinhos e pedrinhas (nódulos), pois sua estrutura é lisa.

Quando esses distúrbios são sentidos pelo tato, é indicado que se tenha muita atenção, isso porque esses sinais costumam indicar o aparecimento de alguns tipos de doenças, que são classificadas:

Quando o nódulo fica dolorido ou sofre aumento em seu tamanho:

» Torção de testículo;
» Traumatismo do local;
» Orquiepididimite;
» Orquite pós-caxumba.

Quando o nódulo é indolor e sem alterações de tamanho:

» Hérnia;
» Varicocele;
» Cistos de epidídimo;
» Hidrocele;
» Câncer.

Ajuda médica

Assim que os nódulos forem notados, com ou sem dor, ou caso for observado uma deformidade em sua estética por causa das alterações de tamanho, a ajuda médica deverá ser procurada rapidamente, para que um diagnóstico médico detalhado seja realizado, descobrindo assim os motivos da anomalia, proporcionando o tratamento adequado.

Diagnóstico

Os métodos utilizados pelos médicos para saber o que está atrapalhando a saúde dos testículos são: anamnese, ecografia abdominal e escrotal, exames de urina, urocultura, marcadores tumorais e hemograma.

Tratamento

O tratamento será realizado de acordo com a causa da anomalia, podendo se dar através de repouso, medicamentos, uso de suspensório escrotal e procedimentos cirúrgicos.

Observação: Caso seja constatado um tumor e o resultado da biopsia for maligno, outros tratamentos deverão ser realizados.

Atenção

Todas as descrições acima se fazem apenas como um informativo, portanto, caso sinta necessidade, procure orientação médica.

Saiba Mais:


Quer comentar ?