Fiapo de Jaca » Novidades » Os perigos de mexer no celular durante o voo

Os perigos de mexer no celular durante o voo

Um dos avisos que as empresas aéreas disponibilizam nos aeroportos e aeronaves é para que os passageiros desliguem seus aparelhos eletrônicos portáteis durante o voo. Saiba nesse artigo os motivos dessa indicação e os prejuízos que a manipulação desses eletrônicos podem promover.

     

Uma das recomendações encontradas nos aeroportos e aeronaves por todo o mundo é de que os aparelhos eletrônicos sejam desligados durante a decolagem e o pouso do avião (principalmente os celulares, MP3, MP4, tablet’s, blackberry e iPad’s), sendo esse alerta reforçado durante o voo pelos funcionários das empresas disponibilizadoras pelo serviço.

Essa restrição de uso é articulada devido aos riscos e prejuízos promovidos por esses produtos, sendo os principais deles a interferência de comunicação do piloto e co-piloto com as torres de comando e, a interrupção do funcionamento dos sistemas da aeronave.

Os perigos de mexer no celular durante o voo

Sinal que avisa a restrição de uso de celulares.
(Foto: Reprodução)

As ondas eletromagnéticas contidas nos eletroeletrônicos são as grandes responsáveis por causar esses transtornos (que podem ser produzidos nos hardwares via rádio, bluetooth, por GPS, WiFi, rede 3G ou 4G, etc), por vezes, considerados sérios já que comprometem a decolagem e aterrissagem dos passageiros, colocando assim as suas vidas em perigo.

Todas as regulamentações que envolvem esse assunto são regidas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) juntamente com as empresas aéreas, visando a segurança de todos os indivíduos que utilizam esse modelo de transporte para se locomover.

Curiosidade

Com o avanço da tecnologia, novos modelos de inteligência já começam a ser implantados nos aviões, como as fibras óticas, que dinamizam muito mais as opções de comunicação dos tripulantes sem que haja qualquer tipo de interferência de sinais. Visando a inclusão desses componentes é possível esperar que algumas regras de uso de aparelhos nos voos sejam mais leves ou até mesmo liberadas.

Alerta

Siga todas as normas estabelecidas pelas empresas aéreas. Em caso de dúvidas, chame uma das aeromoças e informe a sua curiosidade ou necessidade, caso possua.

Saiba Mais:


Quer comentar ?