Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » O que são as gorduras saturadas e porque prejudicam o organismo humano?

O que são as gorduras saturadas e porque prejudicam o organismo humano?

Compreenda nessa matéria o que são as gorduras saturas e saiba quais os motivos que fazem com que ela seja prejudicial ao corpo humano dos seus consumidores.

     

Uma das ações mais prazerosas que os seres humanos dinamizam cotidianamente é se alimentar, consumir produtos saborosos, com características singulares e completamente apaixonantes para o paladar. Essa prática é essencial para a sobrevivência e nutrição do corpo.

Mesmo sendo algo necessário, é relevante destacar que nem todos os alimentos são saudáveis ao organismo e por isso, podem vir a proporcionar danos a sua estrutura, principalmente se sua ingestão for efetuada com frequência e em grandes quantidades.

Um dos elementos que se enquadram nessa descrição são as gorduras saturadas, suas propriedades quando entram em contato com os órgãos internos se aglomeram nas paredes dos vasos sanguíneos, processo que pode ocasionar:

O que são as gorduras saturadas e porque prejudicam o organismo humano?

Bacon: fonte de gordura saturada.
(Foto: Reprodução)

» Formação de placas de gordura;
» Entupimento das artérias;
» Aumento do colesterol;
» Obesidade;
» Aterosclerose;
» Problemas cardíacos.

Onde pode ser encontrada?

As mercadorias de origem animal são as que mais detém quantidades de gorduras saturadas no mercado, como bacon, banha de porco, carnes gordurosas (carnes gordas), lacticínios integrais, óleo de coco, algodão e de dendê.

Quantidade recomendada

Estudos recomendam que um adulto com saúde estável não ultrapasse o consumo de 10% do valor calórico total da sua dieta.

Atenção!

As pessoas que costumam se alimentar de maneira inadequada, com elevadas quantidades e não realizam nenhum exercício físico são mais propensas a adquirir as complicações de saúde mencionadas acima.

Se você faz parte desse grupo a dica é modificar completamente esses hábitos, optando por abandonar de vez o sedentarismo e manter uma excelente reeducação alimentar. Os resultados dessas alterações são visíveis em pouco tempo, principalmente na melhora do desempenho físico e na beleza estética que melhoram 100%.

Saiba Mais:


Quer comentar ?