Fiapo de Jaca » Escolar » O que podemos fazer para evitar que o solo sofra erosão?

O que podemos fazer para evitar que o solo sofra erosão?

A erosão do solo está se tornando cada vez mais frequente, causando vários impactos e prejuízos as populações de várias partes do mundo. Saiba neste artigo quais as principais causas desse transtorno e confira os métodos que estão sendo utilizadas para conte-lo.

     

A erosão do solo é classificada pelo processo de deslocamento das rochas e da terra que se encontram na superfície terrestre, podendo vir a ser produzidas por ações da natureza e também pelos seres humanos. Devido as práticas econômicas e outros demais fatores, essa circunstância está sendo cada vez mais preocupante no Brasil e no mundo.

Causas

Em relação as ações da natureza, podemos constatar como o causador principal das erosões, a chuva, isso porque ela é capaz de provocar deslizamentos, mudanças na consistência do terreno e infiltrações quando se dão em grande quantidade ou com muita frequência. Posteriormente, podemos citar a mudança de temperatura, a composição química da terra e o vento, como fatores que ajudam a promover o acontecimento desse processo.

Erosão do solo: causas, prejuízos, perigos e métodos de contenção.

Representação da erosão do solo.
(Foto: Reprodução)

Observando as ações dos seres humanos, podemos citar diversos conceitos praticados que ocasionam a erosão, sendo os principais deles as intensas atividades de mineração e a retirada da cobertura vegetal da terra. Ambos processos provocam a desestruturação e a diminuição da sustentação do solo, dando mais chances para o aparecimento de infiltrações e instabilidades no território.

Perigos e prejuízos

As erosões vem causando vários transtornos e, os seus deslizamentos são os que mais vem provocando alardes, isso porque se dão em regiões habitacionais, onde moram várias pessoas carentes, causando muitas mortes devido ao soterramento, sem mencionar na perda das casas, fazendo com que os sobreviventes fiquem desabrigados.

Esse processo ainda provoca grandes prejuízos econômicos, pois costumam atingir rodovias e várias outras vias de transporte, fazendo com que elas fiquem bloqueadas por vários dias, impossibilitando a passagem dos condutores de veículos.

Métodos utilizados para conter a erosão

» Reflorestamento de áreas devastadas;
» Monitoramento constante do solo, com mais relevância onde existem encostas;
» Melhores planejamentos de construções, para evitar os deslocamentos de terra;
» Proibição da retirada das coberturas vegetais, principalmente em áreas montanhosas;

Saiba Mais:


Quer comentar ?