Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » O que pode atrasar a menstruação?

O que pode atrasar a menstruação?

Menstruação atrasada é muito preocupante na vida de uma mulher. Saiba neste artigo quais os fatores que podem indicar esse sintoma e veja a importância de procurar ajuda médica quando isso acontecer.

     

menstruação atrasada é um grande alerta na vida da mulher, sendo a sua principal preocupação, uma possível gravidez, mas nem sempre esse transtorno representa a formação de um feto no organismo e isso é o que faz esse sintoma ser preocupante para os ginecologistas.

Quando esse transtorno acomete o organismo da mulher, inicialmente, o médico irá avaliar o funcionamento do seu ciclo menstrual, pois geralmente quando ele é irregular, pode vir a demonstrar esse sintoma. Caso esse não seja o problema, uma anamnese será realizada com a sua paciente para saber como anda a vida sexual, hábitos alimentares, físicos, higiênicos e vários outros fatores, como a realização de exames específicos e a observação clínica.

O que pode ser?

Causas do atraso menstrual.

Há diversos fatores que ocasionam o atraso menstrual.
(Foto: Divulgação)

» Estresse;
» Má alimentação;
» Prática excessiva de exercícios físicos;
» Ansiedade;
» Alterações no humor;
» Perda de sono;
» Erros de cálculo;
» Descanso insuficiente;
» Gravidez;
» Ciclo menstrual irregular;
» Interrupção do anticoncepcional;
» Infecções;
» Aparecimento de doenças;
» Uso excessivo de medicamentos;
» Mudança de peso;
» Distúrbios alimentares;
» Problemas na tireoide;
» Ovários policísticos;
» Menopausa;
» Amenorreia;
» Amamentação;
» Câncer.

Ajuda médica

Se o atraso menstrual for de mais de dez dias, se estiver acontecendo de maneira frequente ou for acompanhado de outros sintomas como dores, coceira, secreção vaginal, mal cheiro, tonturas, vômitos, cólicas, etc, um ginecologista deverá ser procurado rapidamente para a observação do quadro.

Tratamento e prevenção

O acompanhamento ginecológico se faz essencial desde a primeira menstruação, pois permite que o ginecologista dê informações importantes para a adolescente sobre a vida sexual e seus perigos, higienização da região íntima e vários fatores, ajudando a diminuir os riscos de gravidez, infecções ou contágio de doenças que podem surgir posteriormente.

Como podemos ver acima, o atraso menstrual pode ser causado por muitos motivos, por isso, o tratamento só poderá ser iniciado após o diagnóstico médico. Lembre-se que seguir o tratamento de maneira correta se faz essencial para a contenção e a eliminação do sintoma, além de diminuir as complicações que podem surgir.

Atenção

Todas as informações descritas servem apenas como um informativo. Caso qualquer alteração esteja acometendo o seu organismo, procure imediatamente ajuda médica para ser orientado por um bom profissional.

Saiba Mais:


Quer comentar ?