Fiapo de Jaca » Novidades » O que fazer para diminuir a oleosidade da pele do rosto

O que fazer para diminuir a oleosidade da pele do rosto

Se você tem a pele muito oleosa e já não sabe mais o que fazer para tratar esse transtorno, confira dicas simples e fáceis expressas neste artigo que poderão te ajudar muito nesse processo.

     

A pele necessita de cuidados especiais, não apenas para que a sua boa estética seja mantida, mas também para ficar saudável, como as outras demais partes do organismo. Quando ela é classificada como oleosa, apresentando uma grande porcentagem de brilho, é difícil de ser tratada, além de ficar mais propensa a adquirir acnes.

O rosto é uma das regiões que mais incomodam as pessoas que possuem pele oleosa, isso porque contém um grande número de glândulas sebáceas espalhadas nessa área. O clima também pode ajudar muito nessas alterações, principalmente nas áreas mais tropicais do país. Além disso, podemos ainda mencionar a predisposição genética, o uso de medicamentos com corticoides e as alterações hormonais presentes no indivíduo.

Devido ao grande incômodo que a oleosidade na pele proporciona, dermatologistas de várias partes do mundo fizeram embasamentos em muitos estudos para criarem soluções práticas que ajudassem a diminuir esse excesso de brilho. Os métodos mais destacados para a contenção desse transtorno são:

Dicas para evitar a oleosidade da pele

Mulher cuidando da pele.
(foto: divulgação)

» Lavar o rosto e tomar banho na água morna ou um pouco fria para não aumentar a produção do sebo na face;

» Compre sabonetes que sejam voltados para o rosto, de preferência os que são indicados para pele oleosas;

» Limpe corretamente a pele, tirando toda a maquiagem quando chegar em casa, deixando que ela descanse;

» O uso de lenços umedecidos na face pode ajudar a diminuir a oleosidade da pele durante o dia;

» Evite cortes de cabelo que tenham franjas que tapem alguma parte do rosto ou ficar muito tempo exposto a poluição de grandes cidades, isso pode ajudar a aumentar a oleosidade;

» Lave o rosto várias vezes ao dia e faça a sua hidratação posteriormente, de preferência com produtos que possuam protetor solar;

» Prefira utilizar maquiagens e produtos que sejam em gel ou em pó, que possuam pouca oleosidade em sua consistência;

» Controle o peso e tenha uma boa alimentação;

» Hidrate-se diariamente com água e sucos naturais, principalmente se você passa muito tempo em ambientes com ar condicionado, pois a pele fica mais ressecada e mais propensa a oleosidade;

» Antes de dormir, lave bem o rosto, removendo toda a maquiagem com uma loção adstringente. Posteriormente, aplique uma solução em gel que diminua o aspecto de oleosidade e vá dormir. Lembre-se de que ao acordar ela deverá ser retirada e uma nova hidratação e proteção do local deverá ser feita;

» Repita o processo de cuidados com a pele regularmente, pois somente assim a contenção da oleosidade da pele irá acontecer.

Observação: Caso nenhum dos procedimentos acima tenham resolvido o seu problema, procure um dermatologista para que a realização de um diagnóstico mais detalhado sobre a sua pele seja feito, assim como o seu tratamento.

Saiba Mais:


Quer comentar ?