Fiapo de Jaca » Novidades » O que fazer em casos de apagão

O que fazer em casos de apagão

Sua cidade está sofrendo com a presença constante de apagões e sérios prejuízos vem sendo promovidos a sua residência ou comércio? Confira dicas nesse artigo do que fazer nesses casos!

     

Os apagões são considerados a falta parcial ou total do fornecimento de energia elétrica, particularidade que afeta com força total a rotina diária das pessoas, viabilizando situações de caos por toda a região em que se manifesta, principalmente durante à noite, quando a escuridão se propaga.

Esses blecautes não costumam ser tão frequentes, segundo especialistas eles podem se apresentar em todas as épocas do ano, principalmente durante o período de chuvas, já que as redes elétricas se tornam mais frágeis, sendo danificadas com mais facilidade por causa dos temporais.

Outros motivos que costumam ocasionar esse transtorno são os acidentes (que geram a destruição das linhas de transmissão) e o baixo nível de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas – ato promovido pelas ações humanas e eventos naturais, como a seca e o uso exacerbado desse recurso.

Por se tratar de um problema repentino, é essencial que todas as pessoas estejam sempre prevenidas contra os apagões e fiquem atentas aos prejuízos que tiveram durante eles, para recorrer posteriormente a companhia distribuidora de energia e solicitar a suas restituições. Confira abaixo algumas dicas que te auxiliarão nisso:

 Tenha sempre um kit blecaute em casa, contendo lanternas, pilhas carregadas, velas, isqueiros ou fósforos. É importante que as velas acesas não fiquem perto de produtos inflamáveis.

O que fazer em casos de apagão

A leitura é uma excelente distração em casos de falta de energia elétrica.
(Foto: Reprodução)

 Procure reunir todas as pessoas da casa, escritório ou estabelecimento em um único cômodo durante o apagão, para que os acidentes sejam evitados, diminuindo ainda a afobação dos mais “nervosinhos” ou indivíduos que tenham medo do escuro (como as crianças).

 Ligue para a companhia de energia, parentes e vizinhos para saber qual o motivo da queda elétrica e quanto tempo ela durará.

 Retire todos os aparelhos eletrônicos das tomadas, para que eles não queimem ou causem curtos circuítos.

 Sempre tenha um estoque de alimentos na despensa para que não necessitem de refrigeração.

 Não fique abrindo a geladeira e os freezer’s durante o apagão, isso fará com que os alimentos estraguem mais rápido.

 Em caso de comércios, procure um gerador.

 Compre um rádio a pilha e o deixe em um lugar de fácil acesso, assim poderá acompanhar as notícias sobre o apagão.

 Assim que a energia voltar, se algum aparelho estiver danificado e a razão disso tenha sido o blecaute, entre em contato imediatamente com a companhia de energia, descreva o seu prejuízo e solicite o seu ressarcimento. Exija um protocolo de atendimento e guarde provas do seu pedido. Se dentro de 90 dias a empresa não resolver o problema do consumidor, o Procon ou a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) deverão ser procurados.

Observação

É importante que o indivíduo não demore para recorrer aos seus direitos, caso contrário, não conseguirá o cobrimento dos seus prejuízos.

Dica

Crie atividades de entretenimento para se distrair enquanto a luz não volta, assim diminuirá o tédio e conseguirá acalmar as crianças.

Saiba Mais:


Quer comentar ?