Fiapo de Jaca » Escolar » O que é uma célula especializada: Explicação escolar

O que é uma célula especializada: Explicação escolar

Uma célula especializada faz parte de um processo em sua formação. Para identificar vários pontos sobre esse assunto, acompanhe este artigo.

     

Célula especializada

Uma célula especializada é chamada de indiferenciada no estudo da Citologia. Ela não tem definição correta e nem possui funcionalidade, ou seja, necessita de uma espécie de definição seja no embrião ou no futuro organismo. Essas são especialmente determinadas no processo de diferenciação.

Em poucas palavras, ela não está apta a características de uma célula totalmente (ou realmente) especializada. Indicaremos abaixo o que se pode esperar de uma célula especializada em sua produção referente de energia. A princípio, o encontro de:

Ilustração de uma célula especializada.

Célula especializada (Foto: Reprodução)

  • Mitocôndrias;
  • Ribossomos;
  • Cilios;
  • Corpos golgi;
  • Nucléolos;

Célula mãe

Todo organismo de cunho celular, possui uma formação a partir de células de vários tipos. Dentro dessas, teremos algumas classificações como as células precursoras ou também chamadas de tronco. Existe também um processo de diferenciação, esse é totalmente responsável pelas células especializadas.

Ou seja, a formação das células especializadas são totalmente dependentes das células mãe. Estão na nossa pele, na formação dos ossos, no sangue que corre em nossas veias e ainda nos músculos de diversas áreas do nosso corpo e tecidos.

Tudo isso envolve também os nossos genes específicos. Eles são os principais responsáveis pela formação do embrião e toda manutenção necessária dos tecidos em fase de idade adulta. Elas também tem poder de regeneração, multiplicação, e até transformação de células idênticas aos tecidos implantados.

As células possuem utilização para os fins diversos. Em algumas doenças são responsáveis pela cura de um paciente ou renovação de algumas áreas do corpo. Até mesmo no caso de lesões fortíssimas devido a acidentes e outros problemas, digamos que as células são a resolução dos nossos problemas de saúde.

Saiba Mais:


Quer comentar ?