Fiapo de Jaca » Novidades » O que é roaming?

O que é roaming?

Compreenda nesse artigo o que é um roaming, saiba qual a sua designação, onde essa expressão é utilizada e quando é permitida.

     

Dentre as expressões utilizadas no ramo de telefonia, roaming é um dos termos mais presentes, isso porque consegue se aplicar na contextualização das tecnologias implantadas sem fio – aquelas que demonstram a capacidade de um indivíduo conseguir se conectar a redes  fora da localidade geográfica onde possui o seu registro oficial.

Essa opção de serviço é disponibilizada atualmente por todas as operadoras, esteja o usuário em âmbito nacional ou internacional. Esse processo é dinamizado através de sistemas diferenciados, onde as ligações e mensagens são promovidas através de intermédios convencionais.

O que é roaming?

Pessoas falando ao telefone.
(Foto: Reprodução)

A origem dessa complexidade é GMS, sendo sua estrutura voltada com mais finalidade para o ramo de telefonias móveis. A reprodução em roaming pode ser executada de forma parcial ou total, desde que a sua fonte seja destacada.

Observação: Em relação aos planos, somente os pós-pagos diferenciam seus preços nas cobranças de tarifas e outras demais particularidades.

Suas taxas de cobrança funcionam de acordo com a DLS, sigla que determina o valor adicional de deslocamento e o da ligação convencional (que pode se manifestar em VC 1, VC 2 ou VC 3). Os seus lançamentos em conta costumam ser destacados no mês seguinte ou dentro de até 120 dias.

O handoff corresponde a um dos procedimentos de sucesso empregados nos sistemas de roaming, pois consegue transferir o usuário de uma rede/operadora para outra. Esse modelo é um dos mais articulados na Europa e por toda a América.

Saiba Mais:


Quer comentar ?