Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » O período fértil continua após a fecundação?

O período fértil continua após a fecundação?

O período fértil das mulheres levantam inúmeras incertezas diariamente e para ajudar a desmistificar um pouco esse assunto, criamos nesse post um incrível tirá dúvidas. Acesse e fique por dentro do assunto!

     

Um dos assuntos relevantes na vida da mulher e que as fazem ter muitas dúvidas é o seu ciclo menstrual, que envolve uma lista consideravelmente grande de temas importantíssimos para o seu bem estar, funcionamento do organismo e de suas estruturas reprodutivas, entre outras particularidades.

Dentre tantos conceitos, o período fértil vem sendo um dos mais destacados e discutidos entre as figuras femininas, masculinas e principalmente nos consultórios ginecológicos, isso porque esse argumento gera grandes dúvidas e curiosidades, pois aborda uma complexidade de finalidades que podem vir a propiciar ou não uma possível gestação.

O que é?

O período fértil continua após a fecundação?

Representação de uma mulher.
(Foto: Reprodução)

Segundo as considerações médicas, o período fértil corresponde o espaço de tempo em que as mulheres possuem maiores chances de engravidar.

Qual a sua duração?

Geralmente ele dura entre três a quatro dias antes e depois a ovulação, cerca de uma semana aproximadamente.

Quais os sinais do período fértil?

  • Desconfortos abdominais
  • Maior presença de muco
  • Aumento da líbido
  • Elevação da temperatura corporal
  • Irritação
  • Mudanças de humor
  • Mais apetite que o normal

Como acontece a fecundação?

Esse processo se trata do encontro dos espermatozoides com o óvulo da mulher, contato que propicia a fecundação e por consequência a gestação de um ou mais fetos. Sua dinamização tem mais chances de acontecer durante o período fértil porque este é o momento em que o corpo feminino está preparado para viabilizar tal articulação.

O período fértil continua após a fecundação?

De acordo com levantamentos de especialistas da área da saúde, a resposta para essa pergunta é não, pois assim que a fecundação acontece, os níveis de progesterona caem, queda que proporciona o desencadeamento da menstruação, da TPM e da nova iniciação do ciclo menstrual.

Esse hormônio é considerado importantíssimo tanto para a fertilização, quanto para promover uma excelente gravidez, desenvolvimento do feto e a produção do leite materno.

Como saber qual é o meu período fértil?

Essa determinação varia de acordo com o ciclo menstrual da mulher, se ele é regular ou irregular. No primeiro caso, essa estimativa é feita contando 14 dias após o primeiro dia de menstruação, já nos demais, essa dinamização se manifesta de uma maneira mais inconstante.

A melhor forma de saber esse dado é mantendo um acompanhamento com um bom ginecologista. Veja a seguir alguns períodos e suas respectivas durabilidades:

• Ciclos 26 dias: período fértil é entre o dia 9 e 16

• Ciclos 28 dias: período fértil é entre o dia 10 e 17

• Ciclos 30 dias: período fértil é entre o dia 11 e 18

Saiba Mais:


Quer comentar ?