Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Motivos para o vegetarianismo

Motivos para o vegetarianismo

Não sabe os benefícios que o vegetarianismo tem a oferecer? Descubra aqui os principais motivos para tornar-se vegetariano. Logo, conheça também os malefícios da carne. Confira!

     

A seguir, você ficará por dentro dos diversos motivos para eliminar o consumo de produtos de animais e derivados. Veja a importância que o vegetarianismo tem para a saúde. Confira!

• Existem comprovações cientificas de que todo vegetariano evita doenças, como por exemplo, doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. Além disso, os vegetarianos vão ao médico 22% a menos que os carnívoros e possuem 20% a menos de colesterol.

• Compreenda que a maioria das carnes consumidas, possuem hormônios, pesticidas e antibióticos. Todas essas substâncias são dadas aos animais no cativeiro, sendo assim, essas substâncias estão demasiadamente concentradas na carne, diferente dos alimentos vegetais.

• Esses mesmos animais, além de sofridos, são destinados ao abate. Não existem motivos racionais para defender quem se alimenta desses animais, dado que existem outras maneiras de nos alimentarmos. Posto isto, nenhum animal deve ser explorado desta forma, matar um animal em prol dos nossos desejos alimentares não faz sentido.

• A carne é o principal responsável pelo envenenamento de comida. Entenda que muitos embutidos são feitos de restos de carne animal. Logo, o certo é optar pelo vegetarianismo, pois equilibra todas as vitaminas, proteínas e minerais necessários para o nosso corpo.

Carne

• O vegetarianismo é uma maneira eficiente de eliminar a fome do mundo, uma vez que 100 acres de terra produzem carne para 20 pessoas, porém, produzem grãos para 240 pessoas.

• A criação excessiva desses animais, ocasionam a poluição de lagos e dos lençóis freáticos, devido aos excrementos dos animais. Ademais, existe o consumo alarmante de água na criação dos mesmos, por exemplo, para produzir 1 kg de carne, serão precisos de 2000 a 3000 litros de água, ao mesmo tempo que para produzir 1 kg de trigo, são precisos somente 150 litros de água.

• Sabendo-se disso, em 1 hectare de terra, 22500 kg de batata podem ser colhidos, enquanto 80% das áreas cultiváveis no mundo são utilizadas para pasto e criação de animais, logo, 90% do desmatamento de florestas tropicais é resultante da criação de animais e mais de 1000 espécies são extintas por conta do desmatamento.

• A alimentação vegetariana é saudável e faz bem para o organismo, portanto, a digestão da carne absorve a energia, ocasionando cansaço pós digestão. Além do que, um vegetariano possui uma alimentação econômica, dado que o dinheiro gasto em carnes, renderá um sacolão de legumes e verduras.

Legumes

• A soja produzida para consumo humano não se compara em relação a plantação para consumo dos animais, outro fator responsável pelo desmatamento.

• A alimentação vegetariana é rica, ao contrário de uma alimentação carnívora, pois uma só pessoa em sua vida toda poderá ter consumido cerca de 36 porcos, 36 bois e 750 frangos e perus, sendo assim, são muitas mortes por cabeça.

• Entenda que a dieta vegetariana é rica em fibra, favorecendo a saúde do intestino ao impedir a prisão de ventre, já a carne causa o envelhecimento precoce das células do corpo.

• Para finalizar, os animais devem ser vistos como amigos e não alimento. Algumas religiões orientais, afirmam que todo sofrimento causado aos animais e também a natureza, retornará para nossas vidas. Posto isto, optar por uma vida vegetariana é optar pela sustentabilidade do planeta.

Saiba Mais:


Quer comentar ?