Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Inflamação uterina causa atraso menstrual

Inflamação uterina causa atraso menstrual

A inflamação uterina promove diversos sintomas no organismo, sendo parte deles prejudiciais a saúde. Saiba nessa matéria quais são, porque são ocasionados e como devem ser tratados.

     

Uma das disfunções que acometem o sistema imunológico feminino e promovem extrema preocupação para as mulheres é a inflamação uterina, esse transtorno pode vir a proporcionar sérios danos a sua saúde corporal e também aos órgãos genitais.

As causas dessa infecção são múltiplas, as mais relatadas nos consultórios ginecológicos são a má higienização, o contato íntimo e oral sem proteção e com vários parceiros (o que geralmente ocasiona as DST’s), alergia, lesões e a manifestação de micro-organismos.

Sintomas

Inflamação uterina causa atraso menstrual

Representação de uma mulher.
(Foto: Reprodução)

Atraso na menstruação.
Corrimento fétido e com tonalidades anormais (esverdeada, ou amarelada ou cinza).
Dor no “pé” da barriga como pressão.
Incômodos ao urinar e também durante as relações íntimas.
Sangramento descontrolado, com mais intensidade após o contato íntimo.

Fatores de risco

Esses quadros se tornam ainda mais graves quanto os distúrbios atingem as trompas de falópio, os ovários e/ou o endométrio, podendo provocar uma doença inflamatória pélvica, formações cancerígenas e/ou uma endometrite.

O que fazer?

Assim que os sinais começarem a se apresentar a paciente deverá procurar ajuda médica, se destinando ao hospital/clínica mais próximo ou entrando em contato com o seu ginecologista ou obstetra (se estiver gestante). O diagnóstico desses casos quase sempre são realizados através de um exame papanicolau.

Tratamento

Os métodos utilizados para conter os desconfortos e tratar a inflamação vão depender de quais foram as suas causas constatadas na análise do profissional, na maioria das vezes envolve o uso de medicamentos e a mudança de alguns hábitos de higiene.

Atenção

Outras razões que podem promover o atraso menstrual são os distúrbio hormonais, utilização de remédios, gestação, prática de exercícios físicos, ovários policísticos, cisto ovariano e procedimentos cirúrgicos, como laqueaduras.

Aviso

Os dados descritos acima são informativos. Para saber mais sobre o assunto, vá até o centro hospitalar mais próximo.

Saiba Mais:


Quer comentar ?