Fiapo de Jaca » Estilo de Vida » Infecção pode atrasar menstruação

Infecção pode atrasar menstruação

Vários fatores podem ocasionar o atraso menstrual, inclusive as infecções, mas quando procurar ajuda médica para saber os motivos desse transtorno e realizar o seu tratamento? Confira neste artigo essas e outras informações.

     

O atraso menstrual faz com que toda mulher que tenha a vida sexual ativa fique com dúvidas de uma possível gravidez, mas nem sempre essa é a razão desse transtorno que pode ser provocado por vários fatores, inclusive  infecções que se dão na região íntima ou em algumas  partes do corpo.

Doenças de qualquer razão, principalmente infecções, são completamente favoráveis para o atraso menstrual, pois causam modificações no sistema imunológico e em algumas funções do organismo, deixando-o desregulado. O tratamento dessas enfermidades também podem acarretar esse processo, como o uso de medicamentos (com mais relevância os corticoides, antidepressivos, antipsicóticos e anti-hipertensivos).

Devido a isso, as consultas ginecológicas se fazem muito importantes para a saúde da mulher, pois dessa maneira o médico cuida da sua saúde íntima, previne possíveis patologias, além de conseguir identificar doenças em estágios iniciais, o que facilita muito o tratamento.

Causas do atraso menstrual

Mulher preocupada.
(Foto: Divulgação)

Quando procurar ajuda médica?

Se a menstruação chegar a atrasar por mais de dez dias, ligue imediatamente para o ginecologista e marque uma consulta. No diagnóstico, o profissional irá realizar algumas perguntas, fazer a observações clínicas da região e solicitar alguns exames para se aprofundar no quadro.

Tratamento

Assim que o ginecologista conseguir analisar os motivos desse transtorno, o tratamento se iniciará, podendo ele se dar de várias maneiras, pois além da gravidez e das infecções, outros fatores podem possibilitar o atraso menstrual, sendo eles:

» Ansiedade;
» Estresse;
» Erros de cálculo;
» Ganho ou perda de peso;
» Distúrbios alimentares;
» Amenorreia;
» Problemas na tireoide;
» Prática excessiva de exercícios físicos;
» Menopausa;
» Amamentação;
» Ovários policísticos;
» Menarca;
» Interrupção ou troca da pílula anticoncepcional;

Saiba Mais:


Quer comentar ?