Fiapo de Jaca » Escolar » A importância do cérebro no corpo humano

A importância do cérebro no corpo humano

Uma das partes mais complexas do corpo humano é o cérebro, você sabe por que? Acesse esse artigo e confira qual a sua real importância e funções para o ser humano.

     

O corpo humano possui uma complexidade de definições que variam de acordo com cada área da sua estrutura, quando analisada. Uma das suas principais e mais importantes “máquinas” é o cérebro, órgão localizado no crânio dos homens, sendo considerado a matriz de todo o sistema nervoso.

Essa particularidade corresponde ao mais relevante centro de controle das atividades corporais, abrigando em sua extensão a memória, consciência, emoção, pensamentos e lembranças. Outro ponto a se destacar entre as capacidades dessa área, é a forte interpretação e identificação que possui com o mundo que o cerca.

Ao analisar essa composição, é possível ver que sua dimensão detém uma massa cinzenta e outra branca, que se dividem em dois hemisférios através de um intermediário caloso, onde cada um tem cinco lobos (podendo ser eles occipital, temporal ou parietal), compreendendo ainda o cerebelo e o tronco encefálico.

A importância do cérebro no corpo humano

Representação do cérebro.
(Foto: Reprodução)

Sua base é composta pelo tálamo, hipotálamo e gânglios basais. Todos esses elementos se articulam de alguma forma com os movimentos do corpo humano, viabilizando a recepção de informações, organização de transmissões, atividades sensoriais e automáticas, entre outros pontos essenciais.

O funcionamento cerebral acontece pela presença de vários elementos, como os neurônios e a glia, sendo o primeiro responsável por transportar os dados e informações com os pulsos elétricos do organismo e o segundo por dar suporte e proteger toda a estrutura corporal. Ambas constituições celulares são cruciais para a sobrevivência de todos os seres humanos.

Dentre tantos mecanismos observados nessa região, os mais curiosos são os que atinam a memória e o pensamento. Os impulsos nervosos enviados pelo organismo, seja ele em sua parte interna ou externa propicia inúmeras operações, como os cinco sentidos, dor, alegria, tristeza, cansaço, estresse, medo, confiança, fome, sono, sede, etc.

Curiosidades interessantes

» O cérebro pode ser encontrado em animais vertebrados e invertebrados, mas alguns conseguem conviver sem a sua existência, como as esponjas.

» Cientistas afirmam que o cérebro compreende apenas 2% de todo o peso corporal dos indivíduos.

» A região cerebral recebe aproximadamente 25% de todo o sangue bombeado pelo coração.

» Exercitar o cérebro diariamente com a prática de atividades para memória, é satisfatório para o melhor desenvolvimento e um dos pontos essenciais para manter seu bom funcionamento por mais tempo.

Saiba Mais:


Quer comentar ?